Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais uma ação de deputado contra a venda da Copel

Redação - Folha do Paraná
06 ago 2001 às 20:07

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O deputado José Maria Ferreira (PSDB) entrou com uma ação popular na 4ª Vara de Fazenda Pública de Curitiba com o objetivo de barrar a venda da Copel. A ação, com pedido de liminar, quer a suspensão da privatização e o bloqueio dos gastos com o processo. Na semana passada, o deputado tucano Neivo Beraldin já havia apresentado ação para suspender a venda.

A advogada responsável pela ação de Ferreira, Priscila Gonçalves Gabasa, argumentou que o governo do Estado não deveria estar aplicando dinheiro público na preparação da empresa para venda enquanto a Assembléia Legislativa não votar o projeto de iniciativa popular que revoga a autorização concedida em 1998 para o Executivo de desfazer das ações que tem da companhia (31%).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Fórum Popular Contra a Venda da Copel quer adiar para o dia 4 de setembro a votação do projeto popular que impede a privatização da estatal de energia. A organização do fórum vai pedir ao presidente da Casa, Hermas Brandão (PTB), que reveja sua proposta de votar o projeto até o dia 15 deste mês.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comum em pequenas cidades

Entenda como funciona a fraude de transferência em massa de títulos de eleitor entre cidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais

Imagem de destaque
Plano Diretor

Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep


Nesta segunda-feira, Brandão adiantou que não está disposto a recuar no compromisso público que assumiu de liquidar a matéria até a metade de agosto, a não ser por comprometimentos técnicos. Nesta terça, o projeto será apreciado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relator e presidente da comissão, Basílio Zanusso (PFL), já adiantou que o parecer será favorável. Em seguida, a matéria será encaminhada à Comissão de Finanças.

Publicidade


A bancada de oposição está dividida. Alguns deputados defendem que o projeto seja votado antes da viagem de cerca de quinze parlamentares à Europa, no dia 17, para conhecer fazendas e indústrias. Outros preferem esperar até setembro.


O líder da oposição, Waldyr Pugliesi (PMDB), criticou a viagem, que será paga pela Faep (Federação da Agricultura do Paraná), segundo a Assembléia. "O interesse do povo deve vir antes", reclamou. Integrantes da oposição também devem compor a comitiva.

O leilão está marcado para o dia 31 de outubro. Em tese, a oposição conta com 24 votos e a situação com 30. Os opocisionistas querem que os três integrantes do PSB votem contra a privatização, como orienta a direção nacional. Integrantes da oposição querem conversar com a direção do partido, que no Paraná faz parte da base do governo. Hidekazu Takayama (PSB), diz que está explicando à cúpula do partido que a bancada estadual não pode servir de "joguete político". Ele pretende votar a favor da privatização.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo