Diversos movimentos sociais realizam na tarde deste sábado manifestação de protesto contra a presença do presidente norte-americano, George Bush, no Brasil.
Em Curitiba, integrantes de partidos de esquerda e de movimentos sociais queimaram uma bandeira dos Estados Unidos na Boca Maldita, no centro da cidade. Entre as palavras de ordem bradadas pelos manifestantes, as ques mais se ouviam eram "Fora Bush".
Do outro lado do país, em Recife, várias pessoas se concentraram em frente ao prédio do consulado dos Estados Unidos. O ato público é organizado pelo Instituto Brasileiro de Amizade e Solidariedade entre os Povos (Ibasp). Participam do protesto trabalhadores sem-terra, estudantes, professores, advogados, bancários e representantes de partidos políticos
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Marlos Guedes, a manifestação é um indicativo de que a população brasileira rejeita a política armamentista que o governo americano vem adotando para o mundo.
George W. Bush desembarca neste sábado à noite em Brasília, onde tem uma reunião marcada com o presidente Lula. O mal recebido líder político dos Estados Unidos permanece em solo nacional até domingo.