Moradores da zona sul do Rio de Janeiro homenagearam os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com uma caminhada pela orla do Leblon e de Ipanema na manhã deste domingo. Batizado de "Valeu STF", o evento comemorou o resultado parcial do julgamento do mensalão, que até agora soma 25 condenações e dez absolvições.
Mesmo debaixo de sol forte alguns manifestantes vestiram togas pretas e máscaras do ministro Joaquim Barbosa, relator do processo e presidente do STF. O grupo de cerca de 40 pessoas carregou faixas com dizeres como "imprensa livre" e "mensaleiros na cadeia".
Eles levaram também um cheque no valor de R$ 153 milhões, emitido pelo "Banco do Mensalão" e assinado por "Lalau da Silva". O valor é uma estimativa dos valores supostamente desviados pelo esquema e o objetivo era simbolizar sua devolução ao povo brasileiro.
Leia mais:
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
A passeata para celebrar o fim da "pizzaria Brasil"foi organizada pelo Movimento 31 de Julho, que em maio organizou um abaixo-assinado com mais de 37 mil assinaturas em pedindo a realização do julgamento do mensalão. O grupo já fez outras manifestações no Rio, como o movimento pelos plenos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e até em Brasília, pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa.