Eleitos no último dia 18 de dezembro, os dirigentes da Câmara de Vereadores de Londrina que integram a atual Mesa Executiva participam da solenidade de posse nesta segunda-feira (5), a partir das 19h, na sede da instituição (Rua Parigot de Souza, 145, Centro Cívico). O grupo que estará à frente do Legislativo durante o biênio 2015-2016 é liberado pelo vereador Fábio Testa (PPS), presidente; a vereadora Elza Correia (PMDB), vice-presidente e os vereadores Padre Roque (PR) 1° secretário; Douglas Pereira (PTB), 2° secretário e Vilson Bittencourt (PSL), 3° secretário.
Entre outras metas, o presidente do Legislativo, Professor Fabinho como é mais conhecido, disse que maior preocupação da atual Mesa Executiva é informar a população sobre o papel dos parlamentares londrinenses e o trabalho desenvolvido pela Câmara de Vereadores. "Queremos fortalecer a Câmara porque ainda é grande o desconhecimento sobre o trabalho do Legislativo, confundido muitas vezes com a Prefeitura", avaliou Professor Fabinho.
Novo Regimento
Leia mais:
Câmara de Vereadores aprova projeto que cria sistemas de diárias em Londrina
Prefeitura de Cambé fica fechada nesta sexta em celebração ao Dia do Servidor Público
'Quem mexe com a Venezuela se dá mal', diz regime ao publicar Lula e bandeira do Brasil
Câmara aprova projeto que estende receita de créditos de descarbonização a produtores independentes
Ainda para o presidente do Legislativo, outra preocupação é que a partir deste ano a Câmara de Vereadores vai colocar em prática as novas regras do Regimento Interno que impactam significativamente na dinâmica do trabalho legislativo. "Todas as comissões deverão realizar reuniões públicas com transmissão online via internet, assim como ocorre com as sessões ordinárias e para isso vamos inclusive realizar um estudo sobre o quadro de pessoal do Legislativo e a infraestrutura física necessária para atender a nova dinâmica do trabalho da Câmara de Vereadores", destacou o vereador.
Aprovado em março do ano passado, o novo Regimento Interno é resultado de um intenso trabalho realizado durante dois anos por uma Comissão Especial composta por vereadores e servidores com o objetivo de otimizar o rito das sessões ordinárias e garantir mais transparência ao trabalho das comissões permanentes do Legislativo, que passarão a realizar reuniões públicas para subsidiar a emissão dos pareceres aos projetos em tramitação.
Além disso, as sessões ordinária vão apresentar uma dinâmica diferente daquela praticada até o final do ano passado. As novas regras estabelecem que durante as sessões ordinárias, a votação dos projetos prevista para o período tecnicamente chamado de Ordem do Dia deve acontecer logo nos primeiros momentos da sessão, após o período do Pequeno Expediente, facilitando o acompanhamento da imprensa e da população à discussão das matérias em pauta. A manifestação dos vereadores no período do Grande Expediente e a participação de convidados terão lugar no final da sessão ordinária.
A posse da nova Mesa Executiva é aberta à participação da comunidade com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.