O Paraná já tem uma entidade não-governamental destinada a coibir a corrupção eleitoral. Impulsionado por setores do empresariado e da Igreja Católica, o Comitê 9840 pretende alertar a população sobre os mecanismos que configuram corrupção eleitoral através de campanhas educativas.
O número 9840 que denomina o comitê é o mesmo número da lei sancionada em 1999 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que determina que candidatos a cargos eletivos tenham sua candidatura ou mandato cassados caso tentem comprar votos de eleitores com dinheiro, vantagens ou favores. Atualmente, sedes de comitês 9840 estão instaladas em pelo menos 15 estados brasileiros.
Segundo um dos coordenadores do comitê no Paraná, o advogado Marino Galvão, a função do comitê 9840 não se limita apenas a conscientizar a população sobre a corrupção eleitoral. ''Estamos também recebendo denúncias da população sobre irregularidades. Além de utilizar a internet, em breve disponibilizaremos um telefone para as denúncias'', explica Galvão. A página da entidade na internet pode ser acessada pelo endereço www.comite9840.org.br.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
» Leia mais na Folha de Londrina desta terça-feira.