Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Eleições

Paraná: Quase 80% dos deputados estaduais tentam a reeleição

Guilherme Marconi - Grupo Folha
16 ago 2022 às 09:43
- Josette Leprevost/Alep
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dos 54 deputados estaduais em mandato na Assembleia Legislativa, 49 disputarão as eleições neste ano. Ao todo, 43 parlamentares, ou 79,62% do total, tentam a reeleição para poder permanecer na suas cadeiras por mais quatro anos, outros seis buscarão uma vaga na Câmara dos Deputados e cinco não estarão na disputa. No Estado, são 872 candidatos que registraram candidaturas para concorrer às 54 cadeiras na AL, o que equivale a uma concorrência de 16,14 candidatos a deputado por vaga. O prazo de registro de candidaturas finalizou nesta segunda-feira (15). 


A campanha começa oficialmente nesta terça-feira (16) e os deputados terão, como os demais candidatos, somente 45 dias para se dividir entre a campanha e atividades parlamentares. Em 2018, houve uma renovação expressiva na AL, com 40% de novos parlamentares eleitos. Em 2014, a renovação havia sido um pouco menor de 38%.  

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O presidente da AL, Ademar Traino (PSD), disse em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (15) que neste período oficial de campanha a única mudança foi a antecipação da sessão ordinária das quartas-feiras de manhã para terças à tarde. "Até pelo período eleitoral e sem prejuízo de pauta, nós fizemos entendimento com todos os deputados e iremos proceder dessa forma". Questionado se o recesso parlamentar suspenso em julho seria feito em setembro, Traiano disse que ainda está em estudo, mas afirmou que a Casa ainda precisa aprovar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) até a primeira quinzena do próximo mês.

Leia mais:

Imagem de destaque
Com passaporte retido

PF vai investigar permanência de Bolsonaro na embaixada da Hungria após operação

Imagem de destaque
Em operação da PF

Bolsonaro se escondeu na embaixada da Hungria após ter passaporte apreendido, diz NYT

Imagem de destaque
Ronnie Lessa

Mandantes de assassinato de Marielle prometeram lotes para executor do crime

Imagem de destaque
1ª turma

Turma do STF forma maioria para manter prisão de suspeitos de mandar matar Marielle


Apesar da concorrência forte, os deputados estaduais que buscarão a reeleição ou a vaga na Câmara dos Deputados não podem utilizar a estrutura de gabinete para tirar vantagem neste período. Os funcionários de gabinete só podem trabalhar em campanha fora do horário de expediente ou devem estar devidamente licenciados do cargo, segundo a legislação eleitoral. Desde julho, as sessões solenes de entregas de títulos de Cidadania e menções honrosas estão suspensas e neste período estarão permitidas apenas audiências públicas.  


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade