As bancadas dos 16 partidos políticos que passaram a integrar a Câmara Municipal de Curitiba para o mandato 2013-2016 já fizeram as escolhas dos seus líderes. A maior bancada, que agora passa ser a do PSC, com seis integrantes, terá Mestre Pop à frente.
Carla Pimentel ficará na primeira vice-liderança e Tiago Gevert na segunda. A bancada ainda é integrada pelos vereadores Ailton Araújo, que vai desempenhar as funções de primeiro-secretário da Mesa, Bruno Pessuti e Rogério Campos.
Duas bancadas têm quatro integrantes cada uma, as do PSDB e do PSB. Os tucanos escolheram o vereador Professor Galdino como líder. Nas vices ficaram Serginho do Posto e Felipe Braga Côrtes. Completa a bancada o vereador Beto Moraes. O PSB, que terá conduta independente neste início de mandato, indicou Tico Kuzma, Colpani e Mauro Ignácio para ocuparem a liderança, a primeira e a segunda vices.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
As bancadas do PT, PV e PPS, com três membros cada, escolheram Professora Josete, Cristiano Santos e Helio Wirbiski, respectivamente. Nas vice-lideranças estarão Jonny Stica, Aladim Luciano e Paulo Rink. Pedro Paulo e Zé Maria responderão pelas segundas vices, considerando que o vereador Paulo Salamuni, membro da bancada verde, foi eleito presidente da Casa.
Cinco partidos têm dois integrantes. Julieta Reis, do DEM, fará parte da Mesa, na segunda vice-presidência, e Sabino Picolo será o líder. O PP terá Aldemir Manfron na liderança e Toninho da Farmácia na vice. Jorge Bernardi será o líder do PDT e Tito Zeglin também integrará a Mesa, como primeiro vice-presidente. O PTB definiu Pier Petruzziello como líder e Geovane Fernandes como vice. Já o PSDC ficou com Cacá Pereira na liderança e Chicarelli como vice.
Outros cinco partidos têm apenas um integrante. São os casos do PSD, com Jairo Marcelino, que vai ocupar a quarta-secretaria da Casa; do PMDB, que ficou apenas com a vereadora Noemia Rocha, eleita nova corregedora, e do PSL, com Dirceu Moreira; PRB, com Valdemir Soares, e PMN, com Chico do Uberaba, completam a lista.
Conforme já anunciado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o vereador Pedro Paulo (PT) será o novo líder do prefeito Gustavo Fruet (PDT) na Casa.
Procedimento - Assim como acontece com a eleição de presidente e dos demais integrantes da Mesa, o Legislativo municipal realiza, já no início da sessão legislativa, a definição dos líderes, que por sua vez farão a indicação proporcional dos membros e presidentes das nove comissões permanentes, seguindo o Regimento Interno da Casa.
O líder de bancada é o porta-voz da sua representação partidária, agindo em seu nome ou também na formação de algum bloco parlamentar. As sessões plenárias ordinárias terão início do no dia 4 de fevereiro.