Os presidentes do Brasil e do Peru, Luiz Inácio Lula da Silva e Alejandro Toledo, assinaram nesta segunda-feira um acordo de livre comércio entre o país andino e o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).
O acordo possibilitará aos países do Mercosul ter um acesso ao Pacífico. No caso do Peru, o acordo significa uma expansão no potencial de negócios.
O Peru será o terceiro país da América do Sul a assumir a condição de país associado do Mercosul, junto com a Bolívia e o Chile.
Leia mais:
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
"É um gesto que pode mudar a cara da América do Sul", disse o presidente brasileiro. "Os documentos assinados possivelmente vão garantir os primeiros passos para construir aqui o que já foi construído na União Européia", afirmou Lula.
Toledo, por sua vez, agradeceu aos países do Mercosul e classificou o acordo de histórico. "O pacto nos torna mais fortes e transforma nossas vantagens comparativas em vantagens competitivas."
O "Acordo de Alcance Parcial de Complementação Econômica Mercosul-Peru" foi firmado pelos dois presidentes no Salão Dourado do Palácio de Governo de Lima.
Informações Folha Online