Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira (22) mostra uma piora da avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação positiva do governo Lula caiu de 35,8% na pesquisa de setembro para 31,1% no levantamento realizado nos dias 14 a 17 de novembro. A avaliação negativa do presidente subiu de 24% para 29%, enquanto a regular caiu de 38,2% para 37,6%.
A popularidade do presidente também está em baixa. Pela pesquisa, o desempenho pessoal do presidente perdeu aprovação, que caiu de 50% para 46,7%, o menor nível desde o início do seu governo, em janeiro de 2003, quando a aprovação era de 83,6%.
A desaprovação, por outro lado, aumentou. O número dos que desaprovam Lula subiu de 39,4% para 44,2%, maior nível desde o início do governo, quando apenas 6,8% desaprovavam o presidente.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
A pesquisa mostrou ainda que, para 77,5% dos entrevistados, ainda podem surgir novos fatos para agravar a crise política vivida pelo País, enquanto para somente 16,4% a maior parte das denúncias já foi feita. Esta é a primeira vez que esta pergunta foi inserida na pesquisa.
Outro dado negativo da pesquisa para o presidente Lula mostrou que, para 42,8% dos entrevistados, o presidente participou da corrupção hoje denunciada no País. Outros 41,3% avaliam que Lula não participou da corrupção.