A última pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vencendo a corrida eleitoral em dispusta com todos os possíveis candidatos a presidência. A pesquisa também aponta recuperação na avaliação do governo e o aumento de votos em Lula entre a classe médida alta, o que não vinha ocorrendo.
De acordo com o levantamento, Lula dobrou a votação entre aqueles que ganham mais de 10 salários mínimos mensais (R$ 3 mil) e venceria Serra, seu principal adversário, nos dois turnos.
Na versão estimulada da pesquisa (os eleitores escolhem entre nomes pré-indicados), Lula venceria Serra no primeiro turno com 39% das intenções de voto contra 31% do tucano. No levantamento anterior do Datafolha, realizado há três semanas, Lula e Serra empatavam tecnicamente no primeiro turno (34% para o prefeito paulistano contra 33% do petista).
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Quanto ao segundo turno, a pesquisa mais recente do instituto indica vitória de Lula por margem de cinco pontos percentuais (48% a 43%). A pesquisa prévia mostrava o presidente da República sendo derrotado por Serra (49% a 41%).
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, quando o adversário de Lula é Geraldo Alckmin, que chegou a empatar a disputa no segundo turno, o presidente da República bateria o tucano por 53% a 35%. No primeiro turno, a vantagem de Lula saltaria dos oito pontos registrados em dezembro para os atuais 26 pontos: 43% das intenções de voto para o petista frente a 17% das preferências do governador paulista.
Apenas quanto ao segundo turno (no qual Lula venceria com 39% os demais adversários), a pesquisa Datafolha desta quarta-feira mostra Anthony Garotinho (PMDB) com 8% das intenções de voto no cenário mais disputado (que inclui José Serra como o candidato tucano). Quando o concorrente do PMDB é o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, ele não passa de 3% das preferências em todos as hipóteses sugeridas aos entrevistados.
A pesquisa foi realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro e ouviu 2.651 pessoas em 164 cidades do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: Terra