Quatro vereadores ouvidos pela reportagem da Rádio Paiquerê AM se posicionaram contrariamente ao aumento do número de vereadores para a Câmara Municipal de Londrina, que, conforme emenda constitucional aprovada em setembro de 2009, poderá ter 25 vereadores. Hoje são 19.
Os edis argumentam que não há espaço físico para mais seis parlamentares, seus gabinetes e assessores e recursos para pagar salários e outras despesas.
Lenir de Assis (PT) disse que "esse número (de vereadores) não cabe na Câmara nem no orçamento do Legislativo". "Mas acho que qualquer decisão que a Câmara tomar deve necessariamente ser discutida com toda a sociedade", defendeu.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Mesma opinião demonstrou Sebastião Raimundo da Silva (PDT). "Eu acho que a quantidade de vereadores é suficiente até porque nosso município não tem dinheiro para sustentar mais vereadores. Acho que deveriam ser realizadas audiências públicas e pesquisas para ver se é isso o que o povo quer".
Rodrigo Gouvêa disse "19 (vereadores) está de bom tamanho. Mesma opinião demonstrou Marcelo Belinati (PP). "A Câmara não tem que aumentar coisa nenhuma o número de vereadores", frisou. "E qualquer medida neste sentido deve ser amplamente debatida com a sociedade".
Para tentar acomodar os possíveis 25 vereadores a partir da próxima legislatura, em 2013, a Câmara já criou um fundo – aprovado por unanimidade – para guardar o que "sobra" do dinheiro encaminhado pela Prefeitura e construir um anexo ao atual prédio do Legislativo.