A cada 10 mil eleitores que comparecerão às urnas no dia 6 de outubro, um terá interesse especial na votação. Cerca de 650 candidatos a deputado estadual e federal vão saber o fruto do trabalho de campanha que desenvolveram na busca dos votos dos 6,6 milhões de eleitores paranaenses. De empresários conhecidos até completos anônimos, as chapas apresentadas pelos partidos representam bem a ''festa da democracia'' descrita nos comerciais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Alguns estão na disputa para manter o cargo. Dos 30 deputados federais que representam o Paraná em Brasília, 23 estão buscando a reeleição. Na Assembléia Legislativa, 48 dos 54 ocupantes pretendem manter suas cadeiras.
Em uma eleição marcada pela falta de recursos, muitos dirigentes partidários estão apostando que a média de renovação nas duas casas deve ficar na marca histórica de 20%, com poucas chances para quem pretede estrear no Legislativo. ''Quem já tem um mandato leva vantagem na campanha. Ele já tem uma estrutura montada, com assessores que ajudam na hora de buscar a reeleição'', acredita Milton Buabssi, ex-presidente do PMDB estadual.
Leia mais:
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
» Leia mais na edição da Folha de Londrina deste domingo.
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.