Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Prefeito de Carambeí pode ser afastado

Denise Angelo - Folha do Paraná
28 fev 2001 às 18:07

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito de Carambeí (20 km ao norte de Ponta Grossa), Alci Pedroso (PSDB), pode ser afastado do cargo. O pedido de afastamento foi feito pelo Ministério Público, que moveu uma ação civil pública contra o prefeito por ato de improbidade administrativa. A promotora Cristina Corso Ruaro alega que a permanência de Alci no cargo pode atrapalhar as investigações.

Alci é acusado de desviar verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), pagar benefícios indevidos a servidores, fazer publicidade para promoção pessoal e usar a assessoria jurídica municipal para defesa particular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além do prefeito, são citados na ação a sua mulher, Ardete Teixeira de Oliveira, acusada de ter recebido pagamento de serviços extraordinários, por ser funcionária em cargo de comissão; o vice-prefeito Nelson Crist, ex-secretário de finanças na época em que houve desvio de verbas do Fundef; a assessora jurídica Leonice Silveira e a secretária de Finanças, Vilma Leontino, que vão responder pelo pagamento irregular de licença maternidade e ainda o proprietário do terreno comprado com verbas do Fundef, Osvaldo Rogowski.

Leia mais:

Imagem de destaque
Expansão urbana

Audiência na Câmara dos Vereadores de Londrina debate regras para chácaras do Limoeiro

Imagem de destaque
Após eleições

Paraná tem disputa por apoio de Ratinho Jr., Moro contestado e esquerda enfraquecida

Imagem de destaque
Reunião de chefes de Estado

Lula chama fome de chaga da humanidade e pede 'coragem de agir' ao G20

Imagem de destaque
Votação em segundo turno

Criação de diárias na Câmara de Londrina volta à pauta nesta terça-feira


Rogowski teria recebido um cheque de R$ 5 mil, da conta do Fundef, como entrada na venda de um terreno para a prefeitura. Já a acusação contra o prefeito de promoção pessoal está baseada nas propagandas do município veiculadas na TV Esplanada (retransmissora da Rede Globo) em 99. As propagandas eram encerradas com a frase "É a administração Alci Pedroso transformando Carambeí." O prefeito também colocou fotos suas nos carnês do IPTU e placas com destaque para o seu nome em obras feitas no município. A ação cita ainda publicações promocionais no jornal Folha de Carambeí, com gastos de cerca de R$ 47,6 mil.

Publicidade


Por fim, o uso da assessoria jurídica municipal para defesa pessoal teria acontecido numa defesa no Tribunal de Justiça.


A ação está correndo na Vara Cível de Castro. Caso a juíza Adriana Paiva, que cuida do caso, conceda a liminar afastando os envolvidos de seus cargos, eles continuarão recebendo seus salários até o julgamento final da ação.

O prefeito Alci Pedroso não estava na cidade hoje, já que a prefeitura não teve expediente. Na sua residência, a empregada não sabia informar onde ele estava. No Centro de Saúde, único setor da prefeitura que funcionou, a informação era de que o prefeito estava em sua fazenda em Ibati, onde não há telefone.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo