O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT), transmitiu o cargo, nesta manhã (3), para o vice-prefeito Maurício Theodoro, que ficará à frente da Prefeitura de Cascavel por período indeterminado. O afastamento é necessário para a realização de tratamento de saúde do prefeito licenciado. Desde o início da manhã de hoje, Maurício Theodoro já responde pelo Município.
Edgar Bueno sofreu paralisia de uma corda vocal, o que resultou na gradativa dificuldade e perda da fala, problema que se acentuou nos últimos 40 dias. Ele vinha realizando a investigação de todas as causas possíveis que ocasionaram o problema.
Na tarde de terça-feira (2), após a realização de uma tomografia de tórax, visualizou-se uma massa tumoral em cavidade (átrio) do coração, medindo 5,38 cm x 3,47 cm - aproximadamente o tamanho de um ovo de galinha - dentro do coração. Em seguida, submeteu-se a um ecocardiograma transtoráxico, que confirmou a presença da massa tumoral.
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
De acordo com o médico da família, Ildemar Marino Canto - que desde o início dos primeiros sintomas acompanha o prefeito na investigação do problema - trata-se de um tumor benigno, que não pode ser considerado câncer. "As evidências clínicas demonstram que este tipo de massa tumoral é, em 95% das vezes, um tumor benigno, denominado mixoma cardíaco. O tratamento para esta patologia é cirúrgico e o afastamento necessário é de cerca de 60 dias".
Nesta manhã (3) Edgar Bueno passou ainda por uma consulta com o cirurgião cardiovascular, no Hospital São Lucas, para definir qual o procedimento que será adotado para a retirada do tumor.