O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, responde processo judicial – uma ação popular – pela contratação do escritório de advogacia Castelo Branco Rocha e Cordeiro Justus, do qual são proprietários dois filhos do presidente de Assembleia Legislativa do Paraná, Nelson Justus, conforme denúncia publicada pelo Jornal de Londrina e Gazeta do Povo.
Além dos filhos do deputado – Nelson Cordeiro Justus e Renato Cordeiro Justus – é sócio do escritório José Virgílio Castelo Branco Rocha Neto, que já foi contratado pelo gabinete do deputado Nelson Justus em 2006.
O escritório foi contratado pela prefeitura de Ibiporã pelo valor de R$ 64.680, através de licitação na modalidade carta convite, em que pelo menos três participantes são convidados a disputar o certame. O objeto do contrato, assinado em 27 de maio de 2009, era a defesa da prefeitura por um ano em ações junto ao Tribunal de Justiça, em Curitiba.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Nesta licitação, a empresa que ficou em segundo lugar foi o escritório Nitschke e Ferraciolli Advogados, que tem como sócia Celina Galeb Nitscke, que foi funcionária comissionada da Assembleia. Esse escritório também participou de carta-convite na Câmara Municipal de Guaratuba e, assim como em Ibiporã, a licitação de Guaratuba foi vencida pelo escritório dos filhos de Nelson Justus.
O que chama atenção é que José Maria Ferreira já foi assessor da presidência da Assembleia, quando não conseguiu se reeleger deputado estadual. Além do prefeito, também foram funcionários de Justus pessoas com relação de proximidade com o prefeito de Ibiporã: Manoelino de Carvalho, hoje chefe de gabinete, e Marcos Antônio de Freitas Rodrigues, que está até hoje na assessoria da AL, mas já foi assessor parlamentar de José Maria. Rodrigues é casado com a secretária municipal de Saúde de Ibiporã, Leilane Furlaneto. Rodrigues.
O prefeito José Maria Ferreira disse "não sabia da relação" da advogada com a Assembleia quando a convidou para participar da licitação. "Eu não sabia da relação dela com a Assembleia. Eu sempre a vi atuando no Tribunal (de Justiça) e no Tribunal de Contas", afirmou em entrevista à Rádio Paiquerê AM agora pela manhã.
Questionado sobre o motivo pelo qual convidou o escritório dos filhos de Nelson Justus para a licitação – já que o deputado havia lhe dado emprego pouco tempo antes – o deputado respondeu ao repórter Lino Ramos: "Você contrata quem você conhece, quem você sabe que tem competência e capacidade para desenvolver a atividade".