Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Contenção

Prefeitura busca redução de gastos com imóveis alugados

Redação Bonde com N.Com
02 fev 2017 às 17:06

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dentre as 25 secretarias municipais e órgãos da Prefeitura de Londrina, atualmente 18 deles desenvolvem atividades em imóveis locados de terceiros. Isso implica em um gasto médio de R$ 3.266.314,84 ao ano, sujeito às alterações de reajuste de contrato. Para reduzir essas despesas, o prefeito Marcelo Belinati anunciou a reavaliação de todos os contratos de aluguéis vigentes.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia e de Fazenda, Edson de Souza, a meta proposta é que cada secretaria e órgão municipal reduza em pelo menos 30% seus gastos mensais com aluguel.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A previsão é que, ao atingir essa meta, a prefeitura consiga economizar cerca de R$ 1 milhão ao ano. É uma medida muito importante, tendo em vista que os gastos em aluguéis são pagos com recursos próprios, e vai nos trazer uma economia considerável", destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina

Imagem de destaque
Inelegível

Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026

Imagem de destaque
Na Assembleia Legislativa

Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia


O secretário citou que a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) já conseguiram eliminar seus gastos com aluguel e condomínio. As mudanças ocorreram no mês de janeiro. "Assim como a Codel e a SMPM, em um segundo momento nosso objetivo será que a prefeitura não possua mais gastos com aluguel. Quando identificarmos prédios públicos que tenham as condições necessárias para abrigar as atividades desenvolvidas pelo Município, seja em questões de espaço ou localização, pretendemos utilizá-los", disse.

Publicidade


Para que as secretarias e órgãos municipais consigam atingir a meta proposta, o primeiro passo é a negociação junto aos proprietários dos imóveis locados. "Caso o locador não considere a redução dos valores, se houver a possibilidade jurídica de rescisão contratual, a prefeitura irá buscar novos espaços que atendam suas necessidades e tenham menor custo", explicou.


Detalhamento

Publicidade


A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) é responsável pelo pagamento anual de R$ 1,519.544,20 em aluguéis dos prédios da Coocepeve (R$ 129.539,50), da Coop-Ecorecin (R$ 111.293,38), da Coope North (R$ 180.999,99), da Cooper Refun (R$ 190.783,33), da Coopermudança 1 (R$ 246.750), da Cooperoeste (R$ 204.375), da Cooper Região (R$ 263.803) e do Departamento de Trânsito (R$ 192 mil).


Já o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) gasta R$ 163.200 em aluguel por ano, enquanto a secretarias de Assistência Social, Defesa Social, Educação, Saúde, Trabalho, Emprego e Renda desembolsam, anualmente, R$ 168 mil; R$ 108 mil; R$ 348 mil; 200.400 e R$ 216 mil, respectivamente. Só o aluguel pago para manter o prédio de uma escola municipal custa por mês R$ 16.500 à Prefeitura.

Por fim, o Procon-Ld gasta mensalmente R$ 10.264,22, somando R$ 123.170,64 anuais em aluguéis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo