Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ricardo Lewandowski

Presidente do Supremo Tribunal Federal assume a Presidência do Brasil por dois dias

Agência Estado
22 set 2014 às 21:34

Compartilhar notícia

- Divulgação/Fellipe Sampaio/STF
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, assume na noite desta segunda-feira (22), a Presidência da República no lugar da presidente Dilma Rousseff, que embarca para Nova York. Dilma discursará na Cúpula do Clima, nessa terça (23) e participará da abertura da Assembleia Geral da ONU, na quarta-feira (24).

A manobra foi decidida de última hora, enquanto a presidente Dilma estava em Minas Gerais. O objetivo foi evitar que, na sua ausência da Presidente da República, o vice-presidente Michel Temer, candidato a permanecer no posto, em caso de reeleição de Dilma, assumisse o Planalto e houvesse alguma representação da oposição, tornando-o inelegível. "Para evitar o risco de inelegibilidade, o vice-presidente Temer fará uma visita ao Uruguai", informou um interlocutor da presidente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A articulação foi necessária porque o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disputa a eleição neste ano. Já o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também está impedido de assumir a presidência porque Renan Filho disputa a eleição ao governo de Alagoas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Regime de urgência

Projeto que altera licenciamento ambiental no Paraná recebe 47 emendas na Alep

Imagem de destaque
Rede social

Barroso avisa advogado do Facebook que perguntas não são inquirição, Moraes acrescenta: 'ainda'

Imagem de destaque
Entenda!

Líder da Câmara de Londrina fala em votar PL para sede da Codel e Ippul nesta quinta

Imagem de destaque
STF

Não estou no Instagram e no Facebook e tenho uns 20 perfis, diz Moraes em crítica a plataformas

Para acertar a necessidade de Lewandowski permanecer por dois dias à frente do Palácio do Planalto, Dilma telefonou para o presidente do STF e lhe explicou o que estava ocorrendo. Lewandowski concordou e, assim que Dilma deixar o espaço aéreo brasileiro esta noite, ele assume automaticamente o cargo, por dois dias. Dilma volta na noite de quarta feira, 24, ao Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo