Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fundo de Saúde do Estado

Projeto apresentado por Richa terá votação 'relâmpago' na Alep

Redação Bonde
10 dez 2013 às 15:19

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os deputados da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) farão na sessão desta terça-feira (10) uma votação "relâmpago" de um projeto de Lei apresentado pelo governador Beto Richa para a criação do Fundo Estatal de Atenção à Saúde do Estado do Paraná (Funeas-Paraná). O problema é que o projeto entrou na Alep somente ontem, na segunda-feira (9).


Com a votação rápida, o projeto vai passar diretamente para o plenário sem tramitar pelas comissões da Casa e será debatido em primeira e segunda discussão no mesmo dia. A criação do Funeas possibilita, assim como o Fundo Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), criado na capital pelo ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) - aliado de Richa - em 2010, que a fundação contrate profissionais da saúde sem a realização de concurso público e realize compra de equipamentos sem licitação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Isso ocorre porque a fundação, caso seja aprovada, nasce como uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com administração autônoma de gerência, patrimônio, orçamento e finanças, como está previsto no Art. 1° do projeto de Lei apresentado por Richa ao plenário da Alep. O projeto, inclusive, prevê que o regime jurídico de pessoal seja o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina

No projeto apresentado pelo governador, a justificativa explica que a fundação seria semelhante a de Curitiba, onde a Feaes deu mais autonomia na administração da saúde pública ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS). No caso da capital, um exemplo do uso da Feaes é o Hospital do Idoso Zilda Arns. O governador diz ainda que a Feaes de Curitiba está em "plena atividade com resultados positivos e razoáveis em vista de suas finalidades".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo