O senador Delcídio Amaral (PT-MS) protocolou nesta segunda-feira (10) na Mesa do Senado projeto de resolução alterando o Regimento Interno da Casa, para que a votação do pedido de cassação do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) seja realizada em sessão aberta.
O Regimento Interno do Senado determina que a sessão destinada a apreciar projeto de cassação de um parlamentar seja secreta.
"Este é mais um avanço para o Senado, para que as pessoas acompanhem a defesa de cada parlamentar e, ao mesmo tempo, adote o mesmo procedimento que a Câmara adota", justificou o senador.
Leia mais:
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Segundo divulgou a Agência Brasil, a líder do PT, senadora Ideli Salvati (SC), acredita que não há tempo hábil para que a proposta seja apreciada. Ela ressaltou que tentar aprovar um projeto como este às vésperas de uma votação importante "tem grandes dificuldades de ser bem sucedida".
O segundo vice-presidente do Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR), também não considera viável uma alteração nas regras do Senado a 24 horas do processo de votação.