Uma retotalização dos votos para deputado federal no Rio Grande do Sul causou uma mudança no resultado das eleições no estado, fazendo com que José Otávio Germano (PP), antes suplente, passe à condição de eleito, ocupando o lugar de Fernando Marroni (PT), que agora se torna primeiro suplente.
A mudança ocorreu porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu, no último dia 6, o pedido de registro de candidatura a deputado federal de Cláudio Renato Guimarães da Silva (SD), mais conhecido como Cláudio Janta. Com isso, seus 45.559 votos foram validados e computados para a coligação pela qual concorreu (PP/PRB/SD/PSDB). Embora ele não tenha sido eleito, seus votos acabaram beneficiando Germano, depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul fez a nova contagem, na última sexta-feira (14).
O registro de candidatura de Cláudio Janta havia sido negado pelo TRE-RS em julho por falta de quitação eleitoral, decisão confirmada pelo TSE em setembro. No entanto, como foi comprovado que o candidato não estava em débito com a Justiça Eleitoral por falta de pagamento de multas eleitorais, o tribunal reformou sua decisão.
Leia mais:
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Câmara de Londrina vota nesta terça-feira Projeto de Lei que atualiza parcelamento do solo
Cotada para a Saúde, superintendente do HU entra na equipe de transição em Londrina
Belinati defende licitação para compra de uniformes e diz que a 'bola está com o TCE'
A eleição de Germano faz com que a bancada do PP na próxima legislatura aumente de 36 para 37 deputados, enquanto a do PT caia de 70 para 69.