Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Reeleição não anima boa parte dos prefeitos

Redação - Bonde
17 jan 2004 às 17:32

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um levantamento preliminar feito pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), aponta que 61% dos 399 prefeitos do Estado estariam aptos a concorrer à reeleição nas eleições de outubro. No entanto, somente 40%,ou seja, 98 estariam dispostos a buscarem mais quatro anos de mandato à frente do Executivo municipal.

Nas eleições de 2000, a primeira em que prefeitos puderam se submeter ao processo de reeleição, 39,4% dos 5.505 chefes de Executivo do País foram reconduzidos ao cargo, conforme dados do Instituto Brasileiro de Administrações Municipais (IBAM).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Neste ano, a estimativa é que os números caiam, mesmo com os 54 municípios criados em janeiro de 2001, já que estes 39,4% prefeitos reeleitos em 2000, não poderão se recandidatar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina


Segundo o presidente licenciado da AMP, Joarez Henrichs, que é prefeito de Barracão (90 quilômetros de Francisco Beltrão), o baixo número de prefeitos que querem a reeleição demonstra a dificuldade em administrar os municípios com poucos recursos.

Publicidade


''Os prefeitos estão ficando praticamente sem condições de administrar. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina as responsabilidades da União, estados e municípios, mas como fazer se não há repasse de recursos suficientes?'', indagou.


O prefeito de Inácio Martins (54 km ao sul de Guarapuava), Jacir Antônio Cardoso (PL), engrossa o coro dos que não pretendem se recandidatar. ''Este último ano foi muito difícil. O problema mais sério foi a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Além do mais, já fui vereador, vice-prefeito e prefeito. Acho que já está bom. Estou bem satisfeito. Agora, vamos ajudar outro do nosso grupo político a se eleger'', disse. No Paraná, cerca de 63% dos municípios vivem quase que exclusivamente dos repasses mensais do FPM.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo