Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
3 do PT disseram não

Reforma da Previdência é aprovada em primeiro turno

Bonde, com informações da Agência Brasil
06 ago 2003 às 08:48

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O texto principal da reforma da Previdência foi aprovadoem primeiro turno, na madrugada desta quarta-feira, por 358 votos, contra 126 e 9 abstenções.

Durante todo o dia, os partidos da base aliada procuraram melhorar o parecer do relator José Pimentel (PT-CE) para garantir a aprovação, em primeiro turno, da PEC 40. Todas as modificações foram avalizadas pelo Palácio do Planalto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No PT, 80 parlamentares votaram sim, três contra, oito se abstiveram e um não votou. No PFL, foram 33 votos a favor e 36 contrários. Em relação aos deputados que se abstiveram, o presidente do PT, José Genoíno, disse que "houve uma ruptura política unilateral com o partido por parte desses deputados".

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina


A punição, segundo Genoíno, será definida pelo Diretório Nacional. Acrescentou que quando o PT fecha questão em torno de uma matéria e parlamentares contrariam a orientação, o partido não costuma "empurrar com a barriga a decisão sobre esses casos".

Publicidade


Já o líder do PT na Casa, Nelson Pellegrino (BA), considera que deve ser dado um tratamento diferenciado aos deputados petistas que se abstiveram e aos que votaram contra a reforma.


Segundo Pellegrino, os oito deputados que votaram pela abstenção não devem ser expulsos do partido. "Tem que se avaliar com calma esses casos", afirmou o líder. Ele reconheceu que os deputados infringiram a disciplina partidária e que, por isso, deverão sofrer algum tipo de punição.

Publicidade


O Grupo dos 30 (parlamentares considerados mais radicais do PT) ficaram reunidos até o último segundo antes da votação do texto principal para decidirem sua posição diante do texto principal de José Pimentel.


Os oito deputados que se abstiveram são: Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP), João Alfredo (CE), Maninha (DF), Mauro Passos (SC), Orlando Fantazzini (SP), Paulo Rubem (PE) e Walter Pinheiro (BA).

O presidente da Casa, João Paulo Cunha, marcou para hoje, às 14 horas, sessão ordinária para votar os Destaques de Votação em Separado (DVS) e as emendas aglutinativas de bancadas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo