Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Desvio de verba pública

Secretário de município é preso por vender ovos de programa rural

Rodrigo Batista - Redação Bonde
03 abr 2014 às 15:35

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia Civil prendeu na quarta-feira (2) o secretário de Agricultura do município de Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Paraná, em flagrante. Ademir Severino Alves é acusado de peculato, no desvio de dinheiro público de um programa de assistência a famílias produtoras de aves. Ele vendia ovos de galinhas cujo dinheiro deveria ser do poder público, mas, segundo a acusação, ficava com o secretário.

O secretário foi detido em flagrante em ação conjunta realizada pelas polícias Civil e Militar. No momento da prisão, segundo o delegado do município, Adriano Chohfi, ele teria realizado uma venda de ovos e ficado com o dinheiro da transação. A investigação foi realizada pelo Ministério Público (MP) do Paraná. Nesta quinta-feira (3), a Promotoria de Justiça do MP em Laranjeiras do Sul ainda realizava algumas oitivas para dar continuidade às investigações.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esquema - Na cidade, a prefeitura mantém o Programa Avicultura Familiar, no qual o poder público realiza um convênio com uma empresa que fornece os pintinhos e treinamento de produção para os produtores rurais. Os avicultores, em contrapartida, compravam ração fornecida pela prefeitura como abatimento pela participação no programa. Antes de as galinhas darem ovos, a prefeitura se comprometeu a fornecer a ração e não cobrar por ela.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente


Depois do início das produções, entretanto, segundo o promotor de Justiça do MP em Laranjeiras do Sul, Danillo Pinho Nogueira, até o início de abril o dinheiro das transações para pagamento à prefeitura não havia chegado aos cofres do município. "O programa começou em julho de 2013. O pagamento da ração era feito em dinheiro ou in natura - com os ovos. Mas o dinheiro não era repassado ao município".


O promotor ainda apura a quantidade de dinheiro que teria sido desviado. Eram cerca de 35 produtores de aves que participavam do programa da prefeitura e, um a um, os avicultores são ouvidos pela promotoria. Nogueira ainda não pode confirmar, mas acredita que o esquema não envolveu apenas o secretário. "Ainda estamos apurando, mas acredito que mais pessoas tenham participado disso".

Com a prisão em flagrante, não foi arbitrada fiança para o acusado, o que só poderá ser feito pelo juiz. Ele ficará preso à disposição da Justiça e, caso condenado, poderá pegar de dois a 12 anos de prisão. A prefeitura de Laranjeiras do Sul disse, em nota, que ainda desconhece o conteúdo da investigação. A nota ainda diz que a suposta conduta de peculato não condiz com a atual administração municipal. As assessorias de comunicação e jurídica da prefeitura se colocaram a disposição dos órgãos competentes pra prestar esclarecimentos e ajudar nas investigações. (atualizado às 16h52)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo