Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ilegalidade

TCU avalia se age no caso de IR devido por senadores

Agência Estado
22 nov 2012 às 15:08

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler, disse nesta quinta-feira que a decisão do Senado de usar dinheiro público para pagar o imposto de renda devido por senadores pode ser contida, se for confirmada sua ilegalidade. "O tribunal está atento. Como é uma questão pontual, estamos observando e verificando a necessidade de atuação, ou não, do tribunal em caso concreto", informou.

Ele destacou que não há necessidade de provocação para o TCU se manifestar e que seria "açodado" antecipar qualquer tipo de decisão. Zymler deu a declaração depois de convidar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para a posse de seu sucessor no cargo, ministro Augusto Nardes, no próximo dia 12.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Mesa Diretora do Senado tomou a decisão de transferir para os contribuintes brasileiros o débito dos senadores, após a fracassada tentativa da diretora-geral da Casa, Doris Peixoto, de convencer a Receita Federal de que o 14º e 15º salários, equivalentes a duas parcelas de R$ 26,7 mil, são "indenizatórios". Ou seja, que a verba seria essencial para os parlamentares suprirem despesas extras, e não tributáveis, no início e no final do ano. A cobrança se refere ao período de 2007 a 2011. Alguns senadores já quitaram o débito, enquanto que outros aguardam a quitação da despesa com dinheiro público.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina


O Senado prometeu divulgar na segunda-feira os nomes dos que estão quites e dos demais.

O presidente do TCU disse que o tribunal tem acompanhado o episódio. "Qualquer destinação de recursos públicos para pagamento de despesas interessa o tribunal, nós estamos acompanhando", informou. "É uma questão tributária de relevo, mas até agora não há nenhum processo, há apenas uma observação do tribunal do que está acontecendo", acrescentou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo