O presidente Michel Temer embarcou no início da madrugada desta sexta (14) para viagem de sete dias à Índia e ao Japão. Ele vai participar da 8ª Cúpula do Brics (bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em Goa, na Índia, e irá também ao Japão. A primeira-dama Marcela Temer acompanha a comitiva presidencial em sua primeira viagem oficial ao exterior.
No sábado (15) e domingo (16), Temer participa da cúpula do Brics. Na segunda-feira (17), ele terá reunião de trabalho com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
"O Brics mantém cooperação em diversos temas, com destaque para a área financeira. Em Goa, assinaremos acordos de cooperação alfandegária, pesquisa agrícola e cooperação ambiental", informou o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, na última terça-feira (11).
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Depois dos compromissos em território indiano, Michel Temer viaja para o Japão na terça-feira (18) de manhã. Será a primeira visita de um chefe de Estado brasileiro ao país em 11 anos. Em Tóquio, ele será recebido pelo imperador Akihito e terá reunião de trabalho com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. "Em seguida, terá um encontro com empresários, onde será apresentada a nova realidade econômica brasileira e as oportunidades abertas pelo Plano de Parcerias de Investimentos", disse Parola. O presidente brasileiro retorna ao Brasil no dia 20.
A comitiva presidencial para a Índia é composta pelos ministros das Relações Exteriores, José Serra, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.
No Japão, além de Blairo Maggi, a comitiva será composta pelos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, do Esporte, Leonardo Picciani, e do secretário-executivo do Programa de Parceria e Investimentos, Moreira Franco.