O deputado Michel Temer (PMDB-SP) renunciou à candidatura para presidência da Câmara e anunciou apoio ao candidato José Thomaz Nonô (PFL-AL). "Convovo meus companheiros para que votemos em José Thomaz Nonô", disse. Segundo ele, é natural que o vice-presidente da Mesa Diretora, cargo de Nonô, assuma a presidência. Para Temer, apenas três nomes poderiam concorrer à presidênica: ele próprio, Inocêncio de Oliveria (PFL-PI) e José Thomaz Nonô.
Temer disse que seu nome foi escolhido naturalmente e que chegou a ser convocado por lideranças de seu partido. "Renan (presidente do Senado) chegou a colocar Sarney no telefone que disse que o ideal seria ir até o fim", disse. Depois, Temer leu artido publicado pela imprensa criticando o apoio de Renan Calheiros (PMDB-AL) ao candidato do governo, Aldo Rebelo (PCdoB).
"Minha sensação é que não devia entrar para dividir", afirmou. Temer disse ainda que não se pode fazer da Câmara uma "surcusal" do Senado e do Executivo.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Desistências
Além de Temer, outros candidatos considerados menos competitivos já anunciaram sua retirada da eleição, ou pela renúncia ou pelo anúncio de que devem votar em outro candidato.
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que na última eleição para a presidência, teve 2 votos, já avisou que vai votar em outro deputado que não ele mesmo. Ele disse que deve votar em Ciro Nogueira (PP-PI), apontado como representante do chamado "baixo clero" (camada de parlamentares de menor exposição pública), mas que vai utilizar seu 15 minutos de discurso para atacar o candidato do Planalto.
Já o deputado Francisco Dornelles (PP-RJ) retirou sua candidatura à presidência e disse que vai votar em Nogueira, em respeito à opinião da bancada de seu partido. Além de Dornelles, os parlamentares João Caldas (PL-AL) e Vanderlei Assis (PP-SP) anunciaram sua desistência.
Outros seis candidatos disputam a presidência da Câmara: Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Ciro Nogueira (PI), Vanderley Assis (SP), Luiz Antônio Fleury Filho (SP), Alceu Collares (PDT), João Caldas (PL).
O primeiro turno está marcado para às 10 horas e o segundo, às 18h.
Informações da ABr e Folha Online