Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Reportagem local - Folha de Londrina
19 abr 2024 às 18:07
- Fernando Cremonez/Ascom/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Emanoel Gomes (Republicanos), recebeu na manhã desta sexta-feira (19) o presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, assim como uma comitiva do tribunal.


A ida ao Legislativo faz parte de um cronograma de visitas a diversos municípios do estado com o objetivo de incentivar o alistamento e a participação de jovens e de pessoas com deficiência (PcD) nas eleições gerais deste ano. O prazo para tirar ou alterar o título de leitor termina em 8 de maio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Nós precisamos de fato incentivar. Esse é um ano importante para a democracia no nosso país. Temos de incentivar o jovem que fará 16 anos até 6 de outubro a tirar o título e estar apto a votar”, afirmou Emanoel Gomes. Além de Gomes, participaram da recepção ao desembargador os vereadores Lenir de Assis (PT), Nantes (PL), Santão (PL), Profª Sonia Gimenez (PSB), Jairo Tamura (PL) e Giovani Mattos (PSD).

Leia mais:

Imagem de destaque
Delação premiada

Ronnie Lessa diz que ganharia US$ 10 milhões pela morte de Marielle Franco

Imagem de destaque
Professores aprovaram greve

Alep discute projeto de lei sobre terceirização em escolas em sessão tensa nesta segunda

Imagem de destaque
Andrei Rodrigues

PF pagou segurança para diretor-geral em Londres após negar gasto público

Imagem de destaque
Abuso de poder político

Moraes rejeita recurso no TSE e mantém Bolsonaro e Braga Netto inelegíveis


Segundo dados da Justiça Eleitoral, havia em Londrina 393.687 pessoas aptas a votar em 2022. Nas eleições daquele ano, 80,62% compareceram às urnas, o que equivale a 317.408 eleitores. Entre os participantes, quase 7 mil eram jovens de 17 e 18 anos. Já entre os eleitores PcD, dos 4.038 aptos a votar, 2.372 foram às urnas, uma abstenção de 41%.


“Aos 15 anos, a pessoa já pode se alistar e votar, se tiver 16 anos no dia da eleição. Esse voto é facultativo e é importante que esse jovem se integre no processo eleitoral. Nosso segundo objetivo é fazer esse despertar na sociedade sobre o voto da pessoa com deficiência: Síndrome de Down, autismo, qualquer tipo de deficiência. Estamos visitando Apaes, entidades que atendem pesssoas com Síndrome de Down, para levar essa questão”, explicou o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.


As eleições municipais no Brasil em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país.


Imagem
Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas
A nova PPD (Política Nacional de implantação de Pontos de Parada e Descanso) em estradas federais prevê a oferta do serviço a partir de 2025.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade