O site Congresso em Foco divulgou uma lista com o nome de 30 políticos que devem ter a candidatura barrada nas próximas eleições por conta da aprovação da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Três paranaenses são citados. O deputado estadual Bernardo Carli (PSDB), de 25 anos, foi condenado a perda de mandato em outubro do ano passado por crime eleitoral. Ele não declarou na prestação de contas de campanha o pagamento a 36 cabos eleitorais na cidade de Guarapuava.
Os advogados conseguiram a suspensão da decisão no TSE graças a uma liminar do ministro Marco Aurélio. No entanto, ainda falta a análise do mérito da decisão do TRE do Paraná. Se a instância superior mantiver a condenação, Bernardo ficaria inelegível por oito anos depois do término do mandato de deputado estadual, em 2015.
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Outro paranaense da lista é o ex-prefeito de Curitiba Cássio Taniguchi (DEM). Ele foi condenado por crime de responsabilidade em julgamento realizado em maio no STF. A decisão previa seis meses de prisão por mau uso de verbas públicas, mas não cumpriu porque o STF considerou o caso prescrito.
O terceiro citado é José Borba (PP), atual prefeito de Jandaia do Sul. Em 2005, ele renunciou ao mandato para escapar a cassação no caso do 'mensalão', quando era líder do PMDB na Câmara.