Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

'Vaquinha virtual': partidos veem chance de turbinar campanhas

Francielly Azevedo - Especial para a Folha
21 mai 2022 às 09:39
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pela terceira vez em eleições, os candidatos poderão utilizar o financiamento coletivo de campanhas, conhecido como crowdfunding ou “vaquinha virtual”. A arrecadação de recursos começou no último dia 15 de maio e é feita por meio de empresas cadastradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Esse tipo de financiamento de campanha foi instituído pela reforma eleitoral em 2017, sendo utilizado nas eleições de 2018 e 2020.  


A “vaquinha virtual”, como o nome já diz, funciona por meio da internet e de aplicativos controlados por empresas especializadas. Segundo o TSE, até o momento há 14 empresas aptas para prestar o serviço e outras 12 em fase de cadastramento. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pela lei, a empresa é obrigada a identificar cada um dos doadores e discriminar individualmente as quantias doadas, a forma de pagamento e a data de contribuição.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Um ano de discussão

Proibição do uso de animais para tração de carroças em Londrina será votado na quinta

Imagem de destaque
Eleições

Google passará a vetar anúncio político em buscas e YouTube após regra eleitoral do TSE

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina


Entre alguns dos partidos com as maiores bancadas na Assembleia Legislativa, a “vaquinha eleitoral” é um instrumento que tende a ser usado nas eleições de outubro, conforme seus líderes afirmam à FOLHA.  

Publicidade


O início da captação de recursos não tem relação com a campanha eleitoral, que começa só em agosto, e é por isso que no PSD o uso ainda é incerto. Segundo o governador Ratinho Junior, presidente da sigla, é cedo para definir se a “vaquinha" recurso será necessária.  


“Ainda não sentei com o pessoal do nosso partido para ver se a gente vai fazer esse projeto, se realmente teremos necessidade de usar, ainda não parei para pensar. Meu foco neste momento é trabalhar para o Estado. As convenções irão acontecer somente no início de agosto, então temos muito tempo para discutir essa questão”, afirma. 


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade