Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Independente do zoneamento

Vereador insiste em aprovar projeto ilegal para liberar igrejas em qualquer rua de Londrina

Loriane Comeli - Grupo Folha
07 dez 2016 às 16:30

Compartilhar notícia

- CML/Imprensa/Devanir Parra
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O vereador Júnior dos Santos Rosa (PSD), o principal autor do projeto de lei (PL) 40/2015, que permitia a instalação de templos e igrejas indiscriminadamente, em qualquer lugar da cidade, insistiu até o fim na aprovação da matéria em primeira discussão na sessão dessa terça-feira (6) da Câmara Municipal de Londrina.

Com pareceres contrários de praticamente todos os órgãos técnicos a que foi submetido, o PL acabou retirado de pauta a pedido de Santos Rosa. "O projeto não passaria, não teria votos suficiente", justificou, na tarde de terça-feira, para galerias lotadas de pastores, que anseiam pela mudança no Lei de Uso e Ocupação do Solo, que trata do zoneamento urbano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Moradores de várias regiões da cidade também foram à Câmara, mas para exercer pressão contrária ao PL, apresentado em março de 2015 e subscrito por outros três vereadores: Rony Alves (PTB), Emanoel Gomes (PRB) e Jamil Janene (PP).

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente


Atualmente, conforme o zoneamento em vigor, templos religiosos somente podem ser construídos em vias estruturais, arteriais e coletoras A, que são ruas e avenidas com elevada capacidade de tráfego, diferente, por exemplo, da via local e da coletora B, destinada ao tráfego interno no bairros. A norma também exige terreno com tamanho mínimo de 500 metros quadrados para este tipo de edificação. Templos são geradores de tráfego e de ruídos e, por isto, a restrição.

Publicidade


O projeto, que foi objeto de audiência pública em maio deste ano, liberava os templos de qualquer restrição, permitindo, inclusive, a construção nas vias locais e coletoras B.


A maior parte dos vereadores defendeu a possibilidade de regulamentação da construção de templos, mas, somente após um estudo técnico. Uma comissão deve ser formada para avaliar o projeto.

Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo