As peculiaridades da língua portuguesa podem atrapalhar o turismo em Foz do Iguaçu, cidade procurada por turistas de todos os continentes que querem conhecer as famosas Cataratas do Iguaçu. Foi com essa idéia central que o vereador Djalma Pastorello (PSDB) propôs um projeto de lei com o objetivo de mudar a grafia do nome da cidade de Foz do Iguaçu para Foz do Iguassu.
A discussão sobre uma eventual mudança mobilizou os vereadores e a sociedade organizada na cidade, que ontem discutiu a proposta por cerca de duas horas, durante audiência pública. O projeto deve ir a plenário em outubro. Por enquanto, as opiniões se dividem.
O vereador explica que muitas línguas não usam o ''ç'', como o alemão, por exemplo. ''Os turistas vão procurar Foz do Iguaçu na Internet e não encontram'', explicou. Além disso, retomar a grafia com ''ss'' é um resgate histórico, continua o autor do projeto, citando um dos incovenientes.
Leia mais:
‘Londrina é uma cidade impressionante’, diz prefeito Marcelo Belinati
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Participaram da audiência pública vereadores, representantes da Prefeitura de Foz, professores, jornalistas, escritores, representantes do setor turístico, empresários e famílias pioneiras na região.
>> Mais detalhes na Folha de Londrina desta quarta-feira - Política.