O vereador Jacks Dias (PT) está colhendo assinaturas de demais legisladores para um projeto de lei que prevê a mudança do horário das sessões da Câmara Municipal de Londrina para o período noturno, passando o início das reuniões das 14h para às 18h. O projeto deve ser protocolado na próxima sessão, na terça-feira (dia 13) e mantém os dias da semana em que ocorrem as sessões (terças e quintas).
Em entrevista ao Bonde, Dias disse que a mudança tem objetivo de de democratizar as sessões, permitindo que mais pessoas possam participar pessoalmente ou assistir pela internet. "Assim a população poderá acompanhar os atos dos vereadores, podendo criticar e elogiar", resumiu o vereador.
Boatos de que a medida teria a intenção de prejudicar a cobertura jornalística das sessões são negados pelo vereador. Ele afirmou ainda que outro objetivo da proposta seria reduzir custos, já que hoje alguns servidores acabam tendo que fazer horas extras em função de sessões que extrapolam o horário.
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
De acordo com Jacks Dias, os veradores estão divididos em relação a mudança no horário das sessões.
Na opinião do presidente da Câmara de Londrina, José Roque Neto (PTB), o horário proposto é bom porque à noite mais pessoas poderão participar. "Eu sou do ponto de vista de que se vai abrir a chance para que a maioria da população, que trabalha durante o dia, participe, eu sou favorável.
Quanto a implicação de que o novo horário dificultaria o acompanhamento das sessões por jornalistas, Roque Neto se limitou a dizer que tudo é uma questão de adequação. "Em vários municípios, as sessões são noturnas e as notícias são veiculadas normalmente no dia seguinte. Mas tudo ainda está em estudo, pedi cópia do projeto para todos os vereadores para que possamos discutir melhor a proposta", concluiu.