Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Onze meses de apuração

Vereadores propõem abertura de comissão de inquérito para investigar transporte público em Londrina

Guilherme Marconi - Grupo Folha
02 jun 2022 às 19:06
- CML/Devanir Parra
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após 11 meses de trabalho, a CE (Comissão Especial) dos Transportes Públicos, composta por cinco vereadores da Câmara de Londrina, entregou nesta quinta-feira (2) o relatório final com apontamentos de supostas falhas e falta de transparência no contrato entre o município e duas concessionárias que prestam o serviço do transporte coletivo, a TCGL (Transportes Coletivos Grande Londrina) e Londrisul. 


O grupo aponta ausência de dados que justificam o reequilíbrio econômico-financeiro no contrato com aditivo de R$ 20 milhões feito em 2021 para compensar a perda de passageiros de 2020. O grupo pede apuração do Ministério Público e uma investigação interna da própria Casa por meio da abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito).  

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O relatório foi elaborado pela vereadora Jessica Moreno, Jessicão (PP), Também fazem parte da CE Mara Boca Aberta, presidente do colegiado, Beto Cambará, Giovani Mattos e Roberto Fú.

Leia mais:

Imagem de destaque
Senado aprovou em dois turnos

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência, apontam especialistas

Imagem de destaque
Está na Santa Casa

Vereadora Mara Boca Aberta passa mal e é internada nesta quarta em Londrina

Imagem de destaque
Caso Marielle Franco

Deputados se recusam a relatar caso contra Brazão no Conselho de Ética

Imagem de destaque
Houve mudanças

União Brasil muda de ideia e lança Jairo Tamura como pré-candidato à Prefeitura de Londrina


O documento aponta que as concessionárias e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) não possuem controle do número de usuários isentos, que não pagam passagem de ônibus. O questionamento, neste caso, se refere ao subsídio de até R$ 25 milhões ao ano para o transporte coletivo referente a 2022, que foi autorizado pelo próprio legislativo para bancar gratuidade de pessoas idosas, com deficiência e agentes de segurança. 

Publicidade


Os vereadores ainda apontam a falta da instalação do sistema de controle de bilhetagem eletrônica e estipulam prazo de 30 dias para implantação da medida. A comissão não aceitou a justificava dada pelas empresas de que no período de pandemia não foi possível instalar a Solução ITS (Sistema de Inteligência de Transporte). "Não há meios legais para controle do número de passageiros. E ainda assim as empresas receberam os valores milionários referentes aos isentos. Recomendamos a abertura da Comissão Especial de Inquérito para proporcionar um maior aprofundamento e análise dos termos diante do tema de tamanha relevância para Londrina ", disse Jessicão, que é do mesmo partido do prefeito Marcelo Belinati (PP).


A parlamentar ainda argumenta que foram feitos 33 pedidos de informação por meio de ofícios, mas que as respostas dadas pela CMTU e município foram insatisfatórias. "As respostas são rasas, sem planilhas de gastos com combustíveis e de serviços. Por isso, precisamos da CEI com auditoria fiscal para ir atrás desses números com mais exatidão."


Continue lendo na FOLHA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade