O hemisfério sul dá um "até logo" para a primavera e ingressa na estação mais quente do ano nesta terça-feira (21).
O solstício de verão, que marca o início deste propício período para praia e piscina, ocorre às 12h59 e é o momento em que a metade do globo abaixo da linha do equador está mais próxima do sol, explica a agrometeorologista Angela Costa. É o que os especialistas batizam de início astronômico do verão.
As particularidades climáticas do antecessor do outono já são conhecidas: calor intenso e precipitações impulsionadas por ele. Mas o fenômeno La Niña, que reduz a frequência de chuvas no sul brasileiro e tende a levantar o volume pluviométrico no Norte e Nordeste, se estende pelos próximos meses, trazendo o risco de estiagem.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Meta, do Facebook, diz que 'nenhuma democracia' tentou impor regra de redes sugerida no STF
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
A expectativa é que Londrina sofra com intervalos de tempo seco. As chuvas devem apresentar irregularidade e surgirem de forma isolada.
A escassez de nuvens abre espaço para os raios solares atingirem a cidade com maior precisão. A consequência é a elevação térmica, já percebida na semana que abre a nova estação.
Termômetros devem indicar marcos de 34ºC no pico de aquecimento desta terça-feira (21). Os próximos dias seguem sem previsão de chuva. Veja a previsão do tempo.
A chegada do outono, em 20 de março de 2022, encerra os dias veranis.