Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Rios e praias do PR

Estudo vai identificar fontes de poluição no litoral

H
16 jan 2007 às 17:41
Continua depois da publicidade

O Paraná é o único Estado a realizar e divulgar exames de balneabilidade do litoral para avaliar onde estão os lugares mais poluídos. Na segunda-feira (15), Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) , Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) e Polícia Ambiental se reuniram para elaborar estratégias de monitoramento da origem da poluição. Depois de detectar focos poluidores, serão realizadas ações para conter a sujeira levada ao mar por canais e rios.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Segundo o gerente da Sanepar no Litoral, Denilson Belão, a rede coletora de esgoto da Sanepar já melhorou significativamente a qualidade da água. "Mesmo assim, os novos estudos pretendem atacar os lugares onde o esgoto tem acesso ao mar".

Continua depois da publicidade

Guaratuba - Na reunião entre os órgãos do governo, ficou decidido que o primeiro ponto a ser monitorado será o Brejatuba, em Guaratuba. Será feita análise naquela microbacia, para identificar as razões pelas quais não há balneabilidade no local. Segundo Belão, o que causa estranheza é que, na região, cerca de 95% das residências possuem a rede coletora de esgoto. "Por isso, esta poluição tem outra origem, que vamos detectar". Após a conclusão deste estudo, serão realizadas ações para eliminar a poluição do Rio Brejatuba e, conseqüentemente, a falta de balneabilidade daquela praia.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade