O governador Roberto Requião lançou oficialmente a Operação Viva o Verão 2005/2006 nesta sexta-feira (16), em Guaratuba. A operação conta com cerca de seis mil pessoas trabalhando para melhor atender os veranistas no litoral, Costa Oeste e Costa Norte. Participam as Secretarias da Justiça, do Turismo, Relações com a Comunidade, de Obras, Indústria e Comércio, Educação, Cultura, Saúde, Comunicação, Paraná Esporte, Meio Ambiente, Sanepar, Copel, Ipem, DER, entre outros órgãos estaduais e prefeituras.
Durante o evento, Requião autorizou a pavimentação da avenida Paraná, em Guaratuba, e lançou o convênio de desenvolvimento de atividades de saneamento ambiental durante o Viva o Verão nos municípios e na Ilha do Mel.
Uma novidade da Secretaria da Segurança no litoral este ano é o geoprocessamento, que será utilizado para ajudar os policiais a localizarem endereços com mais facilidade e assim atenderem as ocorrências com maior rapidez.
Também será utilizado pela primeira vez o boletim de ocorrências único, que reúne as informações das duas polícias e permitirá emitir mapas e estatísticas periódicas sobre a criminalidade no litoral para combatê-la rapidamente.
O Corpo de Bombeiros conta com o reforço de 21 soldadas, em atuação nas praias paranaenses. Elas farão o trabalho preventivo e terão apoio de jet skis e quadriciclos. Cerca de três mil policiais e 461 viaturas participam da operação.
Reforço
Na Operação Verão, poderão ser usadas aeronaves da Força Verde e eventualmente, quando necessário, o helicóptero - que estará no litoral.
Mais vinte motocicletas e três postos móveis foram entregues ao Batalhão da Polícia Rodoviária.