Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas

Arquiteta compartilha soluções para otimizar o uso dos ambientes na decoração de interiores

Redação Bonde com assessoria de imprensa
18 fev 2021 às 14:39
Na sala de estar, a arquiteta planejou uma marcenaria que abrange múltiplas atividades - Carlos Piratininga
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao se deparar com um projeto de uma casa ou apartamento, a funcionalidade de cada ambiente deve ser priorizada, assim como sua setorização. Isso é necessário para que, ao escolher os móveis e objetos que preencherão o cômodo, os espaços sejam bem aproveitados, tanto para armazenamento quanto para criar locais multifuncionais.


"Pagamos muito caro por cada metro quadrado e é um desperdício usufruirmos alguns ambientes apenas ‘de vez em quando’. Assim, quando pensamos em um projeto, a otimização é essencial”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome. Para atingir esse objetivo, algumas soluções podem ser desenvolvidas, sempre levando em consideração o tamanho, a principal função do ambiente e como ele pode ser melhorado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesse sentido, é possível refletir a respeito de como realizar esse aproveitamento de forma simplificada. "Ao quebrar alguns paradigmas, o morador conseguirá transformar completamente o uso de um cômodo”, conta a profissional. Um exemplo clássico é o tamanho padrão dos armários em um quarto. Para armazenar roupas, principalmente camisas e jaquetas, o tamanho mínimo é 60 cm de profundidade. Entretanto, se o local for destinado apenas para guardar calças, será possível reduzi-lo para 45 cm. Nessa pequena alteração, o cômodo já ganhou 15 cm que poderão aperfeiçoar a circulação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Caso Dora Figueiredo

Reformar apartamento alugado sem autorização pode gerar despejo

Itens feitos à mão são ótimas opções para decorar, garantindo um toque de exclusividade e requinte, como mantas e xales de tricô.
Sem cair no caricato

Entenda como aplicar o conceito temático na decoração de interiores

Imagem de destaque
Base tonal da moda

Deixe sua casa mais aconchegante neste outono/inverno com decorações em tons terrosos

Imagem de destaque
Soluções de arquiteta

Inspire-se com o charme dos cantinhos para refeições rápidas em cozinhas compactas


A fim de ajudar nessa tarefa, a arquiteta reuniu alguns recursos que emprega com frequência em seus projetos. Confira a seguir:

Publicidade


Adeus paredes
As paredes são comumente erguidas para a divisão dos ambientes. Entretanto, elas não são as únicas que podem desempenhar essa função. O mobiliário bem planejado, como estantes ou cristaleiras, pode exercer esse papel por meio de sua espessura e ainda proporcionar algo mais, como nichos de armazenamentos. "Fazendo uma conta rápida: se somarmos os 15 cm da parede com os 15 cm que avançamos com um móvel, já temos aí temos 30 cm que poderão ser usados para circulação, por exemplo. Qualquer centímetro a mais é válido”, aconselha Cristiane Schiavoni.


O uso de móveis planejados na otimização dos espaços não seria possível sem a ajuda da marcenaria. Esse artifício cria peças que reúnem muitos papeis, sendo necessário contratar um bom profissional tanto para o projeto, quanto para sua execução.

Publicidade


Múltiplas funções em um mesmo ambiente
Com o aumento de projetos de apartamentos com medidas reduzidas, cresceu a necessidade de conceber cômodos que acumulem utilidades. Esse é outro recurso muito aplicado pela arquiteta para aproveitar os espaços. Muito além das situações mais comuns, como a sala que também é home office, existem casos específicos como o uso do quarto de hóspedes.


A maioria dos moradores que contam com esse ambiente recebem familiares e amigos poucas vezes durante o ano, razão que deixa o local inutilizado em boa parte do tempo. "Nesse exemplo, é primordial destinar mais uma aplicação para o lugar”, afirma a arquiteta.

Publicidade


Em ocasiões mais frequentes, dormitórios, salas e varandas podem abrigar muitas atividades. "Sobretudo durante a quarentena, nós percebemos a importância de ter uma casa funcional que atenda todas as nossas demandas. Afinal, os ambientes serão usados, de formas diferentes, ao mesmo tempo”, analisa Cristiane Schiavoni.


Raul Fonseca
Raul Fonseca - Um painel de madeira foi construído na parede de entrada da casa. Nele foram colocadas prateleiras que apoiam os livros e até um cabideiro
Um painel de madeira foi construído na parede de entrada da casa. Nele foram colocadas prateleiras que apoiam os livros e até um cabideiro


Cantinhos esquecidos
Quem não possui um cantinho abandonado dentro de casa, não é mesmo? Geralmente, esses locais não possuem metragem suficiente para receber móveis como aparadores ou estantes. Entretanto, se bem explorados, eles podem incorporar diversas funcionalidades, principalmente aquelas relacionadas a armazenamento.

Sejam documentos, utensílios domésticos, livros ou até mesmo calçados e roupas, todos precisam de um espaço organizado e de fácil acesso dentro de casa. "Otimizar está diretamente ligado a um bom planejamento. Para isso, contratar um profissional resultará em um projeto funcional e prático”, recomenda Cristiane.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade