Pesquisar

Canais

Serviços

é possível observar que para ser confortável um home theater precisa basicamente de um sofá confortável e controle da iluminação natural - Leandro Moraes
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Pra matar a saudade

Arquiteta explica os passos para o sonho de ter a atmosfera do cinema em casa

Redação Bonde com assessoria de imprensa
02 fev 2021 às 14:25
Continua depois da publicidade

Se na época da fita cassete e do DVD a satisfação já se fazia presente ao assistirmos um filme, a variedade de streamings que temos acesso, atualmente, geram ainda mais o desejo de ter, em casa, um cinema para chamar de seu. Ainda mais em tempos de isolamento social, o sonho do home theater é cada vez mais presente de quem vive a casa como local de lazer – uma redescoberta que veio para ficar!

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Patricia Penna, a frente do Patricia Penna Arquitetura & Design de Interiores, inspirou-se nos ambientes realizados para seus clientes, para um "tutorial” do home ideal. Depois, é só escolher o título mais interessante, preparar a pipoca e reunir a família! Acompanhe:

Continua depois da publicidade


Engana-se quem imagina que a satisfação de ter um cinema em casa está atrelada à aquisição de uma TV enorme e um robusto sistema de áudio. Embora essenciais, não são apenas estes itens que fazem de um cinema em casa, perfeito.


"O primeiro passo é avaliar a proporção do ambiente. A distância entre o sofá/cama e a TV, ou telão, é que determinará a dimensão ideal destes equipamentos”, explica.


Leandro Moraes
Leandro Moraes - Um telão com projetor, ou aparelho de TV, é uma das definições que precisam ser feitas na fase inicial do projeto
Um telão com projetor, ou aparelho de TV, é uma das definições que precisam ser feitas na fase inicial do projeto


Cada tamanho de tela, pede uma distância mínima recomendada, que pode ser pesquisada no site da marca do equipamento, caso não haja uma empresa de automação, áudio e vídeo contratada”. No entendimento da arquiteta, a aquisição do equipamento só pode ser feita depois de analisada a viabilidade, no ambiente. Caso contrário, o resultado poderá ser desconfortável e incômodo.

Continua depois da publicidade


A acústica é outro aspecto vital a ser considerado. Ambientes mais amplos permitem um sistema de áudio mais robustos enquanto os pequenos pedem cautela, já que o exagero certamente gerará experiências negativas, além de, possivelmente, danosas à saúde.


TV ou projetor: qual o melhor equipamento de vídeo?
Para que a experiência do cinema seja impecável, a tela deve apresentar uma qualidade acima da média, seja qual for sua dimensão. "As TVs atuais estão cada vez mais evoluídas e com resoluções extraordinárias. Porém, é possível ter uma experiência excelente com uma TV de resolução 4K, que pode não pesar tanto no bolso”, conta Patricia.


Agora, se o investimento financeiro não for um ponto limitante, os projetores podem deixar o cinema domiciliar ainda mais semelhante ao real. "O mercado dispõe de fantásticas opções de projetores que, inclusive, substituem a TV convencional. Aliados a um bom sistema de som e um sofá confortável, a diversão é mais que garantida!”, complementa a profissional.


Iluminação: muito além das luzes apagadas
As possíveis interferências de reflexos e claridades oriundas da iluminação natural, é outro aspecto a ser avaliado, no projeto de uma sala de cinema. Além do incômodo visual, a insolação direta – ou iluminação excessiva, po de danificar alguns equipamentos. Dessa forma, as cortinas e persianas blackout são indispensáveis.

O projeto luminotécnico deve prever mais de uma opção de iluminação. Cenas com mais intensidade luminosa, para momentos em que a sala estiver sendo usada, por exemplo, para conversas informais. Cenas com iluminação mais intimista, para momentos de relaxamento e uma iluminação guia - referencial, que pode ser por meio de arandelas e balizadores, semelhante à existente nos cinemas convencionais. "Pode ajudar quem deseja levantar-se para ir ao banheiro ou buscar mais pipoca. Além de não atrapalhar quem está ao lado, evita acidentes”, finaliza a profissional.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade