Pesquisar

Canais

Serviços

- Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Produtividade

Conheça plantas que podem ajudar na rotina do home office

Laís Magalhães - Estagiária*
01 mar 2021 às 09:42
Continua depois da publicidade

O ambiente tem grande influência em tarefas do dia-a-dia. Com o home office, não é diferente. "Mesmo uma pessoa que não tem planta, se tiver um espaço com uma boa iluminação e ventilação, vai ter um espaço saudável", comenta Letícia Carvalho, arquiteta e paisagista de Londrina, referência em instalações de plantas e jardins. Se existem plantas saudáveis em um lugar, também existem pessoas saudáveis.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Ter plantas em casa pode ser muito útil para melhorar a relação com a nova rotina. Muito além da questão "mística" envolvida nas plantas, o cuidado e percepção de resultado são satisfatórios para o ser humano. Além disso, a questão de relembrar momentos felizes, lazer e paz pode ser levada em consideração na hora de escolher plantas para ambiente interno.

Continua depois da publicidade


A paisagista diz que a lembrança conta muito para o bem-estar de cada um - ter uma planta que remeta à infância, um momento feliz e em geral, alegria e paz, ajuda a conseguir uma harmonização melhor entre a pessoa e o ambiente.


Além disso, Carvalho ressalta que ter apenas uma planta pode não surtir tanto efeito. Um lugar que reúna algumas espécies de plantas é o ideal. Prateleiras ou vasos em um canto reservado já são suficientes, lembrando que o local escolhido deve estar dentro do campo de visão do trabalhador durante o seu expediente.


Para quem tem medo de não conseguir cuidar das plantas, Carvalho indica o uso de vasos autoirrigáveis, perfeitos para manter a rotina de rega. Além disso, a arquiteta indicou plantas para ambientes internos:

Continua depois da publicidade


1. Jiboias:


São ótimas para quem está começando a conhecer esse meio. Têm rega descomplicada (duas vezes por semana em épocas quentes, uma no inverno), aguentam o sol e a falta dele, por isso podem ser colocadas em ambientes internos ou externos.


2. Peperomias:


São plantas sem flores que gostam muito de água. Assim, a rega deve ser feita a cada dois dias ou no verão, todos os dias. A espécie não pode tomar sol e deve ficar em um lugar arejado com luz indireta.


3. Samambaias:


Podem ter folhas longas e precisam ser cultivadas em ambientes com luz indireta e pouco vento. A rega ideal é feita todos os dias com pouca água, pois essas plantas gostam de solo úmido.


4. Pleomele:


Conhecida ainda como Dracena reflexa, é a planta ideal para locais com ar-condicionado. Resistente ao ar frio e pouca iluminação, deve ser regada duas ou três vezes por semana, com direito a borrifadas de água nas folhas.


5. Espada-de-São Jorge:


É uma espécie forte que sobrevive em ambientes externos ou internos, gosta de umidade mas pode ficar por bastante tempo sem água. O ideal é regá-la sempre que a terra estiver seca ao toque.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade