Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Ventilador de teto: arquiteta elenca as vantagens e os principais cuidados

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 dez 2020 às 14:40
O ventilador é um ótimo aliado para os dias de calor e marca presença da varanda gourmet desse projeto assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni - Carlos Piratininga
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando o calor chega, podemos sempre contar com o ventilador de teto. Apesar dos estigmas de outrora ligados, principalmente, aos modelos barulhentos e quebráveis, o aparelho evoluiu, ganhando novos designs e avanços tecnológicos. Atualmente, existem diversos produtos no mercado que oferecem mais praticidade, resistência e, acima de tudo, beleza.


Além da versatilidade, o item possui inúmeras vantagens. "Com os avanços, ele vem deixando de ser um equipamento controverso, ganhando diferentes opções de cores, formatos, tamanhos e acabamentos”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Se você ainda não está totalmente convencido de seus benefícios, a profissional reuniu algumas dicas para ajudar nessa missão. Confira a seguir:

Leia mais:

Imagem de destaque
Caso Dora Figueiredo

Reformar apartamento alugado sem autorização pode gerar despejo

Itens feitos à mão são ótimas opções para decorar, garantindo um toque de exclusividade e requinte, como mantas e xales de tricô.
Sem cair no caricato

Entenda como aplicar o conceito temático na decoração de interiores

Imagem de destaque
Base tonal da moda

Deixe sua casa mais aconchegante neste outono/inverno com decorações em tons terrosos

Imagem de destaque
Soluções de arquiteta

Inspire-se com o charme dos cantinhos para refeições rápidas em cozinhas compactas


Instalação
Antes de escolher o modelo que atenda as necessidades, o morador deve observar alguns aspectos importantes. "É necessário pensar nas dimensões, acesso, mecânica e estabilidade da peça”, conta Cristiane. Além disso, é preciso se atentar ao tamanho do ventilador em relação ao cômodo que ele será instalado, de forma que não se apresente como uma peça desproporcional.

Publicidade


Ele pode ser instalado em todos os ambientes da residência, desde os quartos, varandas, salas de jantar, estar, cozinha, e até banheiros. Porém, cada lugar possui suas especificidades. Nos dormitórios, o recomendado são as peças mais silenciosas e com controle remoto, facilitando seu acionamento. Em ambientes sujeitos à umidade, gordura, calor e vento, os ventiladores devem ser mais resistentes, fabricados com materiais adequados à essas condições.


Cuidados na instalação
A profissional recomenda que o equipamento seja instalado em lajes de concreto, pois ficam mais seguros. Cristiane não considera a fixação diretamente em um rebaixo de gesso, pois corre-se o risco iminente da estrutura cair. "Nesses casos, o melhor é incluir uma viga na laje, de forma que aumente a resistência do teto”, afirma. Além disso, a superfície deve suportar uma carga de até 25 quilos.

Publicidade


A parte elétrica deve ser observada atentamente. Antes de tudo, é preciso se preocupar com as voltagens, elegendo o modelo compatível com o funcionamento da residência. "O auxílio de uma mão-de-obra especializada será necessário, sobretudo, nas situações em que serão usados dois retornos, um para ligar a luz e outro para o ventilador”, aconselha a profissional.


Outra orientação necessária é medir o pé direito do cômodo. O mais indicado é que a instalação ocorra apenas em tetos com altura igual ou superior a 2,30 m. Já as pás do ventilador devem registrar uma distância mínima de 0,5 m das paredes e móveis altos.

Publicidade


Carlos Piratininga
Carlos Piratininga - Ventilador de teto e ar condicionado podem conviver no mesmo espaço, possuindo diferentes especificações. Projeto: Cristiane Schiavoni
Ventilador de teto e ar condicionado podem conviver no mesmo espaço, possuindo diferentes especificações. Projeto: Cristiane Schiavoni


Ventilador de teto x ar condicionado
Não tem como negar que o ar-condicionado se tornou o queridinho das casas, principalmente em lugares com temperaturas altas. Porém, isso não anula a importância do ventilador de teto. Afinal, eles se encaixam em cenários diferentes e um não exclui o outro.


Se for para escolher entre os dois aparelhos, o ideal é saber exatamente o que deseja para o ambiente. "O ar-condicionado traz o controle da temperatura, sendo essa sua maior vantagem. Já o ventilador de teto, como ele não tem esse recurso, oferece mais frescor, existindo a possibilidade de deixar as janelas abertas, o que não é possível na primeira opção”, comenta Cristiane Schiavoni.

Publicidade


Em regiões em que o calor não é excessivo e nem constante, apostar no ventilador de teto se revela uma opção mais econômica em relação à conta de luz. Quanto à estética, ele oferece maior diversidade de modelos, cores e materiais que podem combinar com a decoração do espaço. Além disso, o equipamento distribui melhor o ar, refrescando o local.


Manutenção
A limpeza é primordial, tanto da peça quanto do ambiente. Com o tempo, a poeira se acumula nas pás e, se não for retirada, se espalha. "A higienização é essencial para evitar a proliferação de ácaros, que por sua vez podem causar alergias e doenças respiratórias”, alerta a arquiteta.

Ademais, o vento do ventilador de teto levanta o pó do cômodo em que está instalado. Mais uma vez, é de extrema importância que tudo esteja limpo, evitando problemas de saúde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade