Notícias

Opções práticas para dividir ambientes com charme

09 set 2011 às 11:17

A proposta original previa uma parede isolando os cômodos. Mas para promover a intimidade de um ambiente ou expandi-lo para um convívio geral, os decoradores preferiram usar as divisórias. Esta sugestão vem se repetindo muito nos atuais projetos de decoração, principalmente nos pequenos imóveis – onde é importantíssimo aproveitar cada canto.


Proposta em vidro da Silvana Mattar


O arquiteto Samy Dayan conta que o ideal para dividir ambientes - sem perder a integração - é usar as divisórias retráteis ou portas de correr, "pois dão versatilidade ao ambiente". No entanto, ele admite que nos últimos projetos optou pelas divisórias de drywall, em razão da agilidade que dão à obra e por terem eficiência semelhante a de uma parede de alvenaria. "O drywall pode inclusive receber lã de rocha entre as placas de gesso aumentando a eficiência acústica entre ambientes. É utilizado inclusive em cinemas".


O preço depende muito de quantas placas serão utilizadas na montagem e se terá lã de rocha entre ela, mas uma parede do material pode custar em torno de R$ 100 o m². Quando há a necessidade de fixação de prateleiras é necessária a criação de reforços, já que o gesso sozinho não tem resistência suficiente.


Divulgação

Porta divide a sala de jantar com sala de almoço. Projeto de Samy Dayan


Outra solução que é apropriada para separar a sala de jantar da sala de visita é o vidro, mas pode custar mais caro que a parede de drywall, em torno de R$ 300 o m² - também depende muito das ferragens, dimensão e espessura do material.


O vidro é bom para separar, principalmente, ambientes comerciais. A mesa de um diretor, que não abre mão da privacidade, mas quer ter a visibilidade do operacional da empresa, por exemplo."Estes vidros podem ser jateados ou parcialmente jateados dando mais privacidade ainda, ou então ter o sistema de persianas embutidas, conforme muitas empresas de divisórias comerciais oferecem hoje em dia", comenta Dayan. Estes tipos de divisórias só não são indicada para ambientes como home theater, onde a eficiência acústica é necessária.


Outra opção é separar a área com estantes e armários. Esta é uma boa maneira de trabalhar bem com o espaço, porque apesar de ocupar um grande espaço com um armário, está ainda que de forma funcional utilizando como armazenamento de objetos.


Divulgação

Parede da cozinha foi demolida por completo e o próprio balcão divide o ambinete. Para o lado da cozinha funciona como armário. Projeto de Samy Dayan


De acordo com a supervisora de conceito da Silvana Mattar, Ila Rosete, dependendo do material, as divisórias combinam bem entre ambientes como no living e sala de jantar, cozinha e sala de jantar, banheiros dividindo área íntima e área que possa ser utilizada por mais de uma pessoa e quartos entre o espaço de dormir e o closet. "Não é aconselhável utilizar divisória de marcenaria em ambientes que tem muita umidade, como em um banheiro."

Mas antes de iniciar a reforma ou a construção, o profissional Luis Navarro, explica que é preciso estudar os costumes das pessoas que vão morar no imóvel. "Não adianta fazer uma cozinha que tem portas e aberturas para a sala se a família costuma fazer muitas frituras ou se a família não tem organização na arrumação. Imagine, por exemplo, uma cozinha aberta para a sala e cheia de utensílio sujos na pia. Não fica legal".


Continue lendo