Pesquisar

Canais

Serviços

Zé do Caixão participa da abertura do II PUTZ

O cineasta José Mojica Marins realiza palestra no primeiro dia do II PUTZ, em que discorrerá sobre o cinema trash - Reprodução
Redação Bonde
04 abr 2005 às 18:18
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

O diretor e ator José Mojica Marins é a grande atração da abertura do II PUTZ - Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba, que começa nesta terça-feira, 05 de abril, na Cinemateca de Curitiba.

Continua depois da publicidade

Mojica é o cineasta brasileiro mais conhecido em território nacional e um dos mais premiados no exterior, graças a seu personagem imortalizado no imaginário popular: o "Zé do Caixão". Pioneiro no gênero de terror no cinema nacional, possui em sua obra dezenas de longa metragens e centenas de episódios para a TV produzidos entre as décadas de 60 e 90.


Na quarta-feira, o roteirista Mário Lopes e a design de som Simone Alves são os debatedores do Festival. Eles falarão sobre as dificuldades da carreira e as realizações que a profissão traz. Lopes atuou na roteirização do longa-metragem Corpos Celestes, vencedor de licitação promovida pelo Governo do Estado a ser dirigido por Marcos Jorge e Fernando Severo.


Atualmente trabalha na roteirização de "O Caso da Chácara Chão", adaptação para o cinema da obra do escritor Domingos Pellegrini. Já Simone especializou-se em Som para cinema na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (Cuba) e trabalhou na edição de som de filmes como "Lisbela e o Prisioneiro", "Do Outro Lado da Rua", "Contra Todos", "Olga", entre outros.


No dia 07, o tema é documentário e o convidado é o professor emérito do Departamento de Comunicação da Universidade de Stanford (EUA) e criador do Programa de Graduação em Documentário e Produção de Vídeo da Universidade, o americano Henry Breitrose.

Continua depois da publicidade


Além de especialista em documentário observacional (também conhecido como Cinema Direto), é fundador de dois dos mais importantes veículos acadêmicos na área do estudo de cinema: as revistas Quaterly Review of Film Studies e Cambridge Studies in Film. Breitrose é também vice-presidente da Associação Internacional das Escolas de Filme e Televisão (CILECT).


Todas as palestras acontecem a partir das 20:30. Das 18:00 às 20:30 serão exibidos os melhores vídeos inscritos no II PUTZ e no dia 08 será realizada a premiação e o sorteio de uma bolsa na Academia Internacional de Cinema de Curitiba entre os primeiros colocados e um aparelho de DVD cedido pela Vídeo 1 entre todos os filmes premiados.


Festival recebe 112 inscrições
O II PUTZ contabilizou 112 inscrições de vídeos de diversas unidades brasileiras, sendo que existem mais inscrições ainda em fase de conferência de documentação pela comissão organizadora.


O Festival recebeu vídeos de 9 univesidades de Curitiba (Unicenp, Tuiuti, Unibrasil, ESSEI, PUC-PR, UFPR, OPET, FAP, CEFET-PR), além de produções de Foz do Iguaçú e Ponta Grossa, no Paraná e dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.


A seleção dos melhores filmes realizou-se no sábado, 02 de abril, por alguns dos principais profissionais da área no Paraná e a lista com os finalistas está disponível no site www.putz.ufpr.br.


O II PUTZ conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (Avec-PR), Academia nternacional de Cinema de Curitiba (AICC), Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFPR (Cacos), Departamento de Comunicação Social da UFPR (Decom), Espaço Z, Fábrica de Comunicação, Fnac, Vídeo 1, Padaria América, Beto Batata, Sucatão e Candyland.



Serviço:
II PUTZ - Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba

Local: Cinemateca de Curitiba
Endereço: Rua Carlos Cavalcanti, 1174 - Centro/São Francisco
Entrada franca
Telefone: (41) 321-3252
Site: www.putz.ufpr.br


Programação:


Dia 5
18:00 às 20:30 - Exibição de vídeos selecionados
20:30 às 22:00 - Palestra com José Mojica Marins (Zé do Caixão) – Cinema Trash


Dia 6
18:00 às 20:30 - Exibição de vídeos selecionados
20:30 às 22:00 - Debate com professores da Academia Internacional de Cinema de Curitiba (AICC)- Ficção


Dia 7
18:00 às 20:30 - Exibição de vídeos selecionados
20:30 às 22:00 - Palestra com Henry Breitrose (EUA) - Documentário

Dia 8
19:00 – Premiação
22:00 - Festa de Encerramento no Bar Sucatão


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade