Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

A importancia do processo de tomada de decisão

14 mai 2002 às 10:59
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

imagine a situacao de uma companhia eletrica que investiu US$ 400k no ano passado e agora precisa investir mais uma quantia dessas porque somente agora descobriram que precisam de outro servidor...

Mais do que nunca, a informática se tornou uma necessidade real em qualquer empresa nos dias de hoje, isso é um fato inegável. A tecnologia evolui num ritmo muito mais acelerado do que a capacidade de captação de recursos das empresas, quando se fala num processo de informatização. A situação fica ainda pior se pensarmos num "upgrade" ou seja, uma empresa que já possui um parque de informática instalado e produzindo, se vê diante da necessidade de atualiza-lo, justamente a situação da grande maioria.

Normalmente, as decisões na empresa não são tomadas por uma única pessoa, participam dela o financeiro, o estratégico, o administrativo e é claro, a informática. Cada uma dessas áreas, representada por seu responsável, tem uma visão diferente de quais são os critérios mais importantes para a tomada de decisão. Como fazer então para que a decisão seja a mais sensata para a corporação? Somente através de um processo de avaliação do projeto proposto, que pode ser realizado fazendo-se as seguintes perguntas:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Qual o desejável?
Nesta questão, estaremos considerando a utilização das melhores (e normalmente mais dispendiosas) tecnologias disponíveis no mercado. Quem não quer um computador último tipo, com todos os acessórios e últimas versões de software? Claro, na empresa, as tecnologias são avaliadas sob o ponto de vista administrativo, visando atender os interesses da corporação. Isso pode ser feito pela informática apenas, que terá o papel de estudar as tecnologias disponíveis e sugerir a melhor.

Leia mais:

Imagem de destaque

BRASIL S/A – Por uma gestão profissional

Imagem de destaque

Upgrade: drive SSD

Imagem de destaque

Brasil S/A - O que fizeram com o país? :-(

Imagem de destaque

Brasil S/A - direito ao voto obrigatório


Qual o necessário?
Identificadas as tecnologias do mercado, torna-se necessária uma conversa mais detalhada sobre a aplicação, com todos os departamentos envolvidos no processo. Neste momento, pode-se descobrir que não é necessário uma "super estrutura", por exemplo: "não precisa rodar em windows, pode ser num sistema de código aberto.", ou "não, não precisa ser um RISC, pode ser Intel". Avaliar criteriosamente a aplicação da tecnologia é um passo super importante para uma boa escolha.


Qual o possível?
Ao respondermos essa questão, estaremos definindo o investimento. Agora contaremos com a participação do financeiro e devemos sempre tomar decisões que venham a melhorar e não comprometer a saúde financeira da empresa.

Claro que neste processo, existem milhares de ferramentas de análise que podem (E DEVEM!!!!) ser utilizadas, pois isso assegura confiabilidade e garante que a decisão tomada seja a que melhor se encaixe na necessidade da corporação.

Ainda falaremos do processo de tomada de decisão em outras oportunidades, pois é um assunto que pode ser amplamente explorado e é de fundamental importância, não só para administradores, mas para qualquer pessoa que participe ativamente no planejamento da empresa. Em tempo, o item mais importante para a tomada de decisão é a informação, a informação confiável e de qualidade. Então para uma boa decisão, além de seguir esse roteiro, é fundamental criar mecanismos que assegurem essa qualidade e a confiabilidade desejada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade