Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Brasil S/A - direito ao voto obrigatório

10 out 2014 às 16:46
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É muito comum ler e ouvir que "o direito ao voto é uma das grandes vitórias da democracia". Sem dúvida, o processo eleitoral é o que determina os integrantes do cenário político de uma nação, sendo representantes da vontade popular, servindo como voz das reinvindicações e necessidades apresentadas pela comunidade, pelos cidadãos, que depositam na urna (agora digitam) não apenas um voto, mas a esperança de tempos melhores.

O processo é muito bem montado, com regras claras e procedimentos adequados, inclusive como referência mundial, com a utilização de tecnologia mais intensamente até mesmo que os Estados Unidos, grande modelo da democracia. Fico imaginando do entanto o motivo de ainda utilizarem cédulas na terra do tio Sam. Afinal, o sistema eletrônico minimiza a possibilidade de fraude? Quem já viu o algoritmo das urnas? O código não deveria estar disponível para verificação da população? Nesse momento, vou assumir que o sistema está totalmente adequado e correto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sou um grande fã do processo eleitoral, mas tal qual outras situações, gostaria que ele fosse realmente democrático, permitindo que o momento do voto realmente fosse um sinônimo de mudança, de escolha, de escolha real e não como temos sido democraticamente obrigados a acreditar numa fórmula que se mostra tão inepta quando a inexistência do processo.

Leia mais:

Imagem de destaque

BRASIL S/A – Por uma gestão profissional

Imagem de destaque

Upgrade: drive SSD

Imagem de destaque

Brasil S/A - O que fizeram com o país? :-(

Imagem de destaque

Bons de Sistemas de Informação: burocracia sim, mas inteligente!


Minha motivação nesse texto é compartilhar a insatisfação que sinto em passar de "proibido" a "obrigado" a votar. Do asco em ter que escolher entre o ruim, o pior e o péssimo, de não ter a possibilidade de dizer um "não quero votar em nenhum desses candidatos, por favor, monte um novo conjunto para escolha". A liberdade é amplamente praticada, temos um número exagerado de partidos, trazendo ao processo eleitoral uma situação que muito me incomoda, o tal "voto da legenda". Ainda não consigo entender o que isso significa exatamente.

Publicidade


Importante ressaltar que não estou acusando ou defendendo esse ou aquele partido, mas sim a forma que o processo está estabelecido. Se apoiamos tanto a liberdade, o voto jamais poderia ser obrigatório. Existe uma vertente de apoio ao voto obrigatório. Alguns de meus amigos acreditam que a obrigatoriedade serve para evitar que apenas os "mal-intencionados" acabem registrando suas opiniões, pois é de conhecimento de todos que uma parcela significativa vota por motivações particulares e nem sempre estão pensando no melhor para a coletividade, apenas pensam em benefícios particulares que não representam a verdadeira intenção do processo eleitoral.


Mais uma vez, quero registrar que, se o processo trouxer segurança aqueles que dele participam, que seja percebido que a mudança pode acontecer a partir do registro na urna, a participação acontece. Existe uma desmotivação generalizada quanto ao processo e é isso que torna o voto uma chateação e não uma oportunidade de mudar.

Publicidade


Além do bom processo para "contratar" (sim, os representantes não estão lá porque são legais ou apenas porque querem realizar alguma coisa importante, são remunerados – e bem remunerados – para exercer seus mandatos) precisamos de um processo igualmente eficiente para "demitir", pois é assim que acontece com os profissionais todos os dias, temos que ser os melhores o tempo todo, sendo avaliados e questionados quanto de nossa importância a corporação a qual estamos vinculados. Por que na política é diferente?


É fundamental (é o mínimo, na verdade) aqueles que servem a população, prestem contas de seus atos, na mesma proporção que é comum a todos. Somos bombardeados por "melhorar constantemente", "manter a empregabilidade", "capacitar-se", "aprimorar" e mais um conjunto sem fim de exigências para manter nossa posição profissional, ou a empresa pode optar por nos substituir, deveríamos ter a possibilidade de agir da mesma maneira com nossos políticos.


O nível de escolaridade e conhecimento exigido pelas empresas ao contratar um profissional, as vezes, beira o absurdo. É no mínimo cômico (pra não dizer bizarro) que tão pouco se exija daqueles que tomam decisões em nome de uma população inteira.


Pense!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade