Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Brasil S/A - A urgência da reforma educacional

02 dez 2010 às 15:49
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apático. É a melhor palavra para descrever de maneira resumida o perfil da maioria dos alunos em nossas salas de aula. Ser professor tem se tornado um desafio gigantesco, numa classe profissional que já vem sendo açoitada com o descaso há muito tempo. No final dos anos 80, foi a excessiva defasagem salarial que afastou a maioria dos professores das escolas, levados pelas melhores oportunidades do mercado profissional. Esse foi o início de uma crise que parece muito longe de terminar.

A falta de interesse governamental na educação é notória, motivada por "sabe-se lá" qual razão, pois uma análise superficial do cenário atual mostra que a falta de educação causa sérios problemas sociais, com resultados muito negativos para todos, principalmente para a classe produtiva, para as pessoas que trabalham e verdadeiramente mantêm o sistema em funcionamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A reserva de vagas, a mudança nos critérios de seleção dos universitários e a discriminação de minorias são apenas formas superficiais de maquiar o real problema do Brasil, que está na falta de interesse em resolver verdadeiramente a situação, que consiste na revisão e correção do sistema educacional desde as séries iniciais, nas quais são verdadeiramente definidos os caminhos que esses alunos seguirão.

Leia mais:

Imagem de destaque

BRASIL S/A – Por uma gestão profissional

Imagem de destaque

Upgrade: drive SSD

Imagem de destaque

Brasil S/A - O que fizeram com o país? :-(

Imagem de destaque

Brasil S/A - direito ao voto obrigatório


Os problemas na educação caminham paralelos aos problemas sócio-econômicos. Temos assistido nos últimos anos um modelo de governo patriarcal, de proteção e não de incentivo, um modelo onde a ignorância e a falta de preparo são premiados e a produção (inclusive a científica, quando existe) são castigados por uma completa falta de incentivo ou com pesadíssimas cargas tributárias, que não retornam de nenhum jeito à sociedade.

Publicidade


Infelizmente estamos presos à democracia na qual o voto obrigatório e a forma de funcionamento do sistema eleitoral acabam elegendo alguém, mesmo que este não seja a escolha da sociedade, ainda que ninguém perceba que não é possível reclamar ou deixar de escolher alguma coisa.


Claro que existem pessoas (particularmente, acredito que existam muitas, mesmo) que não deixam a situação sair totalmente do controle, mas até esses "heróis" estão chegando no limite, limite que foi ultrapassado pelos alunos a tempos, agressões tanto verbais quanto físicas são "normais", ao mesmo tempo em que chegam alunos cada vez mais despreparados, sem nenhuma base daquilo que se espera. Pasme: existem alunos na 7ª/8ª séries que não sabem ler!!!
Os professores precisam de ajuda, a sociedade deve se mobilizar e exigir uma reforma séria e profunda no sistema educacional, não apenas no pagamento de salários que sejam compatíveis com a responsabilidade de estar no comando de uma sala de aula, mas também com real interesse pela formação de profissionais que sejam realmente preparados para o desenvolvimento de uma sociedade melhor, deixar filhos melhores para o planeta.

Pense!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade