Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Usuários: grandes aliados no desenvolvimento de sistemas

28 jan 2014 às 16:39
Continua depois da publicidade

A realidade foi profundamente afetada pela fantástica evolução tecnológica dos últimos anos, frisando bem que falamos de um período menor que vinte anos, onde foi possível assistir as profundas (e permanentes) mudanças em praticamente todos os sistemas conhecidos. Por sistemas, me refiro aos procedimentos, rotinas, métodos que seguimos para realização de nossas atividades cotidianas, e não especificamente a softwares (sistemas de computador).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O entendimento de "sistema" é fundamental dentro e fora das corporações, pois contempla qualquer conjunto de atividades. Toda metodologia utilizada para realizar esta ou aquela tarefa, é essencialmente um sistema. Nossa sociedade é um conjunto de sistemas interagindo uns com os outros, como as engrenagens de um equipamento extremamente complexo, ao qual incorporamos atualizações ou implementamos rotinas totalmente novas, até que todas as variáveis tenham sido contempladas e o funcionamento do sistema esteja assegurado, claro que as variáveis estão em permanente mudança e consequentemente, os sistemas precisam de constante análise e aperfeiçoamento.

Continua depois da publicidade


Aos analistas portanto, fica atribuída a tarefa hercúlea de equilíbrio entre o ideal e o que é aplicável naquele momento, considerando custo, benefício (ou resultado), facilidade e aplicabilidade. A constante e imprescindível melhoria dos sistemas existentes e a inovação nos sistemas já existentes. Nessa realização, muitas vezes, o analista escolhe um cenário amostral fixo, no qual contempla o maior conjunto de variáveis possível, confeccionando o conjunto de ações necessário para a execução de uma única ou um conjunto de tarefas.


O produto dessa análise, é o que podemos considerar um "protótipo", atendendo as principais necessidades e fornecendo os indicadores correspondentes, tornando possível a execução de quase todas as atividades. Mas a inserção de variáveis no conjunto, tem efeitos diversos, desde as facilmente absorvidas até aquelas que exigem uma reformulação completa do cenário analisado.


A natureza de constante mudança, intrínseca às pessoas, gera cenários diferentes constantemente, que exige a evolução dos sistemas existentes. É portanto, um sistema de evolução permanentemente afetado por gigantescos conjuntos de variáveis, que são heterogêneas em cada cenário determinado. Quanto mais pessoas envolvidas, atendidas ou consultadas, temos contextos significativos que as vezes transformam totalmente aquele universo que foi utilizado como referência da análise anterior.

Continua depois da publicidade


Os usuários surgem então como importantes aliados do analista, pois somente através deles é possível aplicar os sistemas com um cada vez maior número de variáveis, tornando o cenário de análise muito mais completos e assertivos, reais.


Como usuários, devemos entender todos aqueles que efetivamente se valem dos sistemas para a execução de suas atividades e rotinas, uma ferramenta. Para cada momento, um conjunto novo de variáveis e possibilidades.


Quando essa utilização é devidamente acompanhada e documentada, os analistas têm um conjunto valioso de dados para considerar na elaboração dos conjuntos de processos, tornando as ferramentas cada vez mais versáteis e completas.

Pense!


Continue lendo

//

Últimas notícias

Publicidade