Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Brasil S/A - Repensando a leitura

19 mar 2010 às 17:23
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Pouca coisa é mais fantástica que a comunicação. É o que nos diferencia de outros animais, nos faz especiais. A internet potencializou de maneira exponencial o acesso entre as pessoas, proporcionando um nível de interação nunca imaginado. Na contramão de toda tecnologia envolvida, pouco é feito para que o conhecimento seja efetivamente aplicado.

A leitura, requisito essencial para a escrita, ainda não é, infelizmente, direito de todos. Mesmo tendo acesso à educação assegurados pela constituição federal, existe uma segregação nesse acesso, e pior, mesmo aos privilegiados que conseguem aprender a ler, não lhes é dado o treinamento para compreender, transformar as palavras frias de um livro em ações de vida.


A leitura, muito mais que um direito, deve ser obrigação de todos, ler e entender! O entendimento é o primeiro passo para a geração de conhecimento, a compreensão e a discussão é que fazem a real cidadania.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A impressão que se tem é que não existe interesse político na transformação dos "analfabetos funcionais" (leitura sem entendimento) em verdadeiros cidadãos. Imagine se de repente, todos iniciassem um processo de reivindicação de direitos, exigissem explicações e ações efetivas para cumprir o que está estabelecido em nossa carta de direitos e deveres? Revolução, caos, anarquia?

Leia mais:

Imagem de destaque

BRASIL S/A – Por uma gestão profissional

Imagem de destaque

Upgrade: drive SSD

Imagem de destaque

Brasil S/A - O que fizeram com o país? :-(

Imagem de destaque

Brasil S/A - direito ao voto obrigatório


Esse processo de entendimento deve estar acompanhado por uma compreensão técnica, demonstrando como a sociedade está estabelecida, caso contrário, não teremos cidadãos, mas sim arruaceiros, que reivindicam ações descabidas, na sentido contrário do desenvolvimento social.

Publicidade


Atribuir ao capitalismo toda culpa pela opressão e segregação de grupos, não é justo. A sociedade foi "desenhada" por pessoas, o que nos tornam então todos cúmplices de uma lista sem fim de injustiças. Talvez nossa preocupação excessiva com o dinheiro nos faça esquecer-nos da importância da informação, que está disponível em grande parte na forma escrita, ainda que eletrônica e pode ser assimilada através da leitura e uma obrigatória reflexão.


Somente através dessa reflexão e do compartilhamento de idéias e criação de novos entendimentos, novas idéias e novas formas de igualdade social e acesso à verdadeira cidadania é possível criar um mundo com menos desigualdades.

Publicidade


A leitura traz informação, a informação traz conhecimento e conhecimento traz poder. As vezes, o poder traz a loucura, ou simplesmente um uma situação de conforto, onde a maneira mais fácil de manter esse status, é negar ou impedir o acesso das pessoas ao conhecimento, lhes damos a leitura, mas não a compreensão, não o incentivo. A outra maneira, é a realização de um trabalho sério.


Mas trabalhar, aparentemente, dá muito trabalho...

Pense!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade