Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Cloud Computing: Tendência ou mais um modismo?

14 mai 2012 às 01:44
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A "cloud computing" ou computação em nuvem é a utilização de aplicativos diretamente através da conexão remota, principalmente através da internet, a utilização de aplicativos sem a necessidade de instalá-los previamente em nossos equipamentos. Automaticamente, já existem diversos aplicativos que funcionam dessa maneira. Na utilização pessoal, essas aplicações muitas vezes são para diversão e não acessá-las, apesar de gerar um sério desconforto, não nos é diretamente prejudicial. Mas a utilização corporativa, torna a aplicação na nuvem uma funcionalidade que merece ser tratada com muito mais cuidado, devido a necessidade de funcionamento, da operação das corporações e todos os seus processos.

A internet gera sempre uma desconfiança muito grande, existe um exagero na divulgação dos problemas – que muitas vezes são causados pelo próprio usuário – e muito mais que a estrutura, é esse o real problema com a computação em nuvem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A infra-estrutura, é muito importante sim, mas se lembrarmos da história da tecnologia, todas enfrentaram problemas no início, que naturalmente vão sendo resolvidos a medida que tornam-se populares e a própria evolução força um controle mais eficiente. Claro, reforço a importância da disponibilidade do serviço, mas a confiabilidade é sem dúvida alguma, o grande ponto a ser trabalhado.

Leia mais:

Imagem de destaque

BRASIL S/A – Por uma gestão profissional

Imagem de destaque

Upgrade: drive SSD

Imagem de destaque

Brasil S/A - O que fizeram com o país? :-(

Imagem de destaque

Brasil S/A - direito ao voto obrigatório


O esforço deve acontecer no sentido de tornar os serviços disponibilizados da forma mais segura possível, no intuito de assegurar qualidade e evitar utilização indevida dos dados que estão na nuvem. As empresas que atuam nesse ramo, obrigatoriamente devem ser o mais transparente possível, fortalecendo o relacionamento com os clientes e abrindo possibilidade para a melhoria contínua dos serviços. A participação do cliente (do prestador de serviços na nuvem) é fundamental, afinal é ele quem tem acesso total ao público e aos verdadeiros usuários do sistema, portanto é um trabalho sempre em conjunto, nos modelos de gestão do conhecimento aplicadas à tecnologia da nuvem.

Publicidade


Particularmente, penso que a essa transparência necessária a saúde da cloud computing é muito mais complicada do que a estabilidade da infra-estrutura, afinal, é uma mudança intensa do paradigma do segredo, do sigilo e principalmente do desconhecimento desse tipo de atitude. As empresas estão mudando e o espaço será muito mais rentável aqueles que aprenderem o quanto antes a compreender os reais anseios de quem consome os serviços on-line.


Ainda existem os que preferem "ver" os servidores e a infra-estrutura dentro da empresa, sem pensar que as mesmas falhas de segurança e infra podem acontecer no ambiente interno. Aparentemente, quando a máquina esta sob o olhar do empresário, passa a impressão de que está segura.

Publicidade


As empresas – sérias – que disponibilizam esse serviço, têm muito mais condições de salvaguardar as informações armazenadas, afinal, é o produto da empresa. Além, claro, da drástica redução do TCO (custo total de propriedade), proporcionando ao utilizador do serviço, plena liberdade e possibilidade de que todo esforço seja direcionado ao real objetivo da empresa.


No final, de maneira bem genérica, é apenas mais uma terceirização. O que precisa mudar (em relação a isso) é que não é apenas o ganho financeiro que importa, mas pode ser um grande diferencial competitivo para a corporação.

Pense!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade