Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Contabilidade, essa incompreendida...

27 mai 2004 às 11:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a frase: "A administração começa no departamento contábil!", um dos meus professores iniciou seu módulo no curso. Auditor atuante, ele utilizou toda uma aula, dissertando sobre a importância da contabilidade na gestão empresarial, e convenceu. Não apenas pelo entusiasmo da retórica, mas pela verdade contida na sua avaliação. Infelizmente, essa consciência não é freqüente. A contabilidade não tem o reconhecimento que merece.

Apesar de todo avanço tecnológico, as pessoas continuam sendo e duvido que deixem de ser, fundamentais aos processos administrativos. A tecnologia consegue tratar mais rápido e em maior volume os dados, mas apenas funciona como ferramenta. Sempre precisaremos "ensinar" à máquina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As empresas funcionam como um organismo complexo, onde tudo precisa acontecer em perfeita harmonia. Não apenas a contabilidade - cada departamento, setor, funcionário, cada profissional – tem uma participação importante nesse processo. Ao administrador é essencial que consiga identificar de cada parte integrante da corporação as informações que podem ser obtidas, conhecer exatamente qual o papel de cada um no processo macro de funcionamento da empresa, a "visão sistêmica" . As informações são complementares e, portanto, o conjunto todo é muito importante.

Leia mais:

Imagem de destaque

BRASIL S/A – Por uma gestão profissional

Imagem de destaque

Upgrade: drive SSD

Imagem de destaque

Brasil S/A - O que fizeram com o país? :-(

Imagem de destaque

Brasil S/A - direito ao voto obrigatório


A tecnologia proporciona uma agilidade incrível na disseminação de informações, um bom exemplo é o ERP (Enterprise Resource Planning), tecnologia onde todos os sistemas da empresa são interligados e interdependentes, em total sincronia. Para que seu funcionamento seja satisfatório, são necessários um perfeito alinhamento dos processos operacionais e um ótimo plano de contas, surgindo um importante papel a ser desempenhado pelo contador. Esta é apenas uma das várias situações onde o departamento contábil mostra sua importância.

Publicidade


Mais do que uma "obrigação legal", a contabilidade é peça fundamental no dia-a-dia da empresa, um valioso aliado no processo de tomada de decisão, onde realmente está estampado o retrato da corporação. São poucos os profissionais que conseguem ler e interpretar um demonstrativo contábil. Claro que não é necessário que todos possuam profundos conhecimentos contábeis, mas é importante o entendimento do que acontece ao classificar uma nota a ser paga, por exemplo, o responsável pelo lançamento está na verdade, realizando um lançamento contábil, influenciando nos demonstrativos e relatórios gerenciais.


Assegurar a qualidade desses lançamentos significa assegurar a qualidade das informações que trafegam pela corporação a todo o momento, que por sua vez, criam as ferramentas utilizadas pelos tomadores de decisão, que definem os rumos da empresa. Os colaboradores devem ter uma compreensão mínima dos processos contábeis e de seus efeitos.


Entender a importância do departamento contábil deve ser um objetivo de todo administrador. A contabilidade é um dos mais importantes aliados para os gestores, tornando-se fundamental àqueles que tratam de questões financeiras ou estratégicas. É inadmissível a um administrador não compreender a interdependência dos diversos departamentos e rotinas operacionais. As atividades se complementam de tal maneira que se torna impossível isolá-las.

A contabilidade é, portanto, não apenas o início da administração, mas uma parte fundamental, fonte importantíssima de informações, tão necessárias à tomada de decisão. Valorizar o departamento contábil é valorizar a própria gestão administrativa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade