Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Crônica - Minha vida matemática

19 mai 2010 às 16:26
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesse artigo, resolvi mudar um pouco o foco e compartilhar um texto que escrevi a pedido da Professora Penha (UENP- Jacarezinho).

Para cada tipo de atividade, existe uma interação mais ou menos intensa com a matemática. Particularmente, não consigo viver sem ela.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Trabalhar com informática, é transformar a matemática em necessidade. Ser administrador é fazer dos números nossa referência de atividades. Toda rotina é regida através de números, estatísticas, cálculos e situações lógicas, que as vezes, não se mostram tão lógicas assim.

Leia mais:

Imagem de destaque

BRASIL S/A – Por uma gestão profissional

Imagem de destaque

Upgrade: drive SSD

Imagem de destaque

Brasil S/A - O que fizeram com o país? :-(

Imagem de destaque

Brasil S/A - direito ao voto obrigatório


Iniciando pelo horário de dormir, acordar, almoçar, ir pra aula e em alguns dias especiais, até para ir ao banheiro.

Publicidade


A rotina completamente regida pela matemática em todos os momentos, duramente organizada e determinada, não dá pra fugir disso.


Primeiro expediente, sessenta alunos, duas salas, três aulas, duas matérias, quinze minutos de intervalo, cinqüenta minutos por aula, quinze minutos para chegar em casa, uma hora para uma boa refeição, meia hora para um breve momento de descanso e partir para o segundo horário.

Publicidade


Montar as cotações do dia, calcular o valor das conversões de moeda, impostos, fretes, custos diretos e indiretos e lutar com os números para conseguir incluir o tão necessário lucro naquele resultado que já ficou bem alto, antes mesmo da minha interferência direta.


Planilha e calculadora financeira ligadas e prontas o tempo todo. Os números mandam e todas as ferramentas possíveis são empregadas para a batalha, não contra eles, mas para montar as situações onde ele seja aliado. Complicado e muitas vezes, impraticável.

Publicidade


Batalha do dia terminada inicia-se a incursão das atividades noturnas: novos horários, calcular o tempo de deslocamento até a faculdade, calcular se o combustível será suficiente e se a aula planejada está de acordo com o período de duração. Números, números...


Final do terceiro expediente (3º, mais um número), ir pra casa para um merecido descanso, que tem horário determinado. Mais números, mais controle.


No final de semana, calcula-se as horas para conseguir atender todas as tarefas, como empresário, professor e pai, sendo essa a melhor de todas. É o único momento que os números dão paz, suprimidos pelo mais lindo dos olhares e pelo mais sincero sorriso. De repente os números deixam de ter significado e o maior desejo, é corromper a matemática do tempo, fazendo as horas avançarem mais devagar. É o momento que faz a vida valer a pena!!



Para minha filha Isabella.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade